Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Carnaval | 31.01.24 - 16h11

Carnaval 2024: Vendedores recebem orientações sobre cuidados e ações de vendas

Cerca de 100 trabalhadores que comercializarão alimentos e bebidas no ciclo de Momo receberam capacitação sobre manuseio e manipulação de comida, limpeza, segurança, prevenção de acidentes, dentre outras informações

A Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do Recife (STQP) reuniu, nesta quarta-feira (31), quase 100 vendedores de alimentos e bebidas que vão comercializar os seus produtos durante o Carnaval 2024, no Recife. O objetivo foi prestar todas as informações e esclarecimentos acerca de manuseio correto de alimentos e bebidas, mobilidade urbana nos polos, segurança, prevenção de acidentes, limpeza, além serviços de assistência social, combate ao trabalho infantil e violação dos direitos humanos.

Entre os serviços que serão prestados pela Prefeitura do Recife, estiveram presentes representantes da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb), Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Direitos Humanos (Gerência de Igualdade Racial). Ainda participaram do encontro representantes da concessionária Neoenergia e do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, 98 pequenos(as) empreendedores vinculados aos programas de Economia Solidária e Prodartes, ambos da STQP, estarão comercializando os seus produtos nas áreas de alimentos e bebidas neste carnaval. A partir do dia 7 de fevereiro, eles já estarão presentes em vários pontos do bairro do Recife, como Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Marquês de Olinda, Mariz e Barros, Alfredo Lisboa e Barbosa Lima. As atividades terão início às 16h e vão até a madrugada.

A secretária-executiva de Empreendedorismo, Ana Paula Lins, destacou o esforço da Prefeitura do Recife em fomentar a economia solidária no Carnaval. "As nossas ações são voltadas para que os empreendedores possam vender bastante e os consumidores receberem um produto de qualidade e com toda segurança", afirmou.

Todas as 87 famílias que irão atuar com barracas de alimentação e bebidas durante a folia de Momo na cidade foram captadas pelo programa Economia Solidária, em parceria da Secretaria-Executiva de Empreendedorismo com seis associações de moradores do Recife. São elas: Dogueiros, Rede Santo Amaro, Pilar I, Pilar II, Quiosque e Fórum; marcando assim o compromisso do programa de fomentar a economia local. 

Carnaval 2023 - No último Carnaval, em 2023, o comércio das barracas de alimentação e bebidas do Economia Solidária somaram mais de R$ 1,6 milhão em faturamento. Para este ano, com o acréscimo de mais um dia de folia, é esperado um faturamento ainda maior.

 

ASSUNTOS: