Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.01.24 - 13h12

Fevereiro tem folia e prevenção ao câncer no Recife, com mais de 1 mil exames gratuitos no Mamógrafo Móvel

img_alt

Serão oferecidas 1.040 vagas para realização do exame de mamografia, em 13 pontos espalhados pelos distritos sanitários da cidade. Atendimentos ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta. (Foto: Hugo Aquino/PCR)

 

Fevereiro tem Carnaval e muita folia, mas também há prevenção na capital pernambucana. A Secretaria de Saúde do Recife oferta, neste mês, 1.040 vagas de mamografias, em uma ação continuada da campanha de prevenção ao câncer de mama. O Mamógrafo Móvel fará paradas em 13 pontos espalhados pela cidade. A iniciativa é destinada a todas as recifenses com idade entre 50 e 69 anos. Os exames são realizados de forma espontânea, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. Confira a programação clicando aqui https://bit.ly/MamografoFevereiro24.

Em cada localidade, são ofertadas 80 vagas, divididas igualmente entre manhã e tarde. No dia do exame, é indispensável apresentar documento de identificação, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Durante a realização da mamografia, é obrigatório o uso de máscara e distanciamento físico, em conformidade com os protocolos sanitários vigentes.

Os resultados estarão disponíveis em até 30 dias, na própria unidade de saúde que recebeu a ação, ou na mais próxima, caso o Mamógrafo Móvel tenha feito os atendimentos em locais descentralizados, como praças, mercados e escolas. Mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), e que necessitam do exame, devem ser encaminhadas por um profissional da Atenção Básica, que irá solicitar o agendamento do exame.

A mamografia é o único exame cuja eficácia na redução da mortalidade por câncer de mama foi comprovada em programas de rastreamento, conforme prevê o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Recomenda-se que mulheres de 50 a 69 anos realizem o procedimento a cada dois anos.

COMO RECONHECER - É fundamental que as mulheres estejam atentas às características naturais de suas mamas no dia a dia, a fim de identificar possíveis alterações suspeitas. Sintomas como nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; coloração avermelhada na pele da mama ou aspecto semelhante à casca de laranja; modificações no mamilo; secreção espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas devem ser observados.

Além da realização periódica do exame clínico e da mamografia, a adoção de hábitos saudáveis, como manter o peso adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e, quando possível, amamentar, contribui para a redução do risco de desenvolver a doença.

ASSUNTOS: