Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 31.01.24 - 18h15

Recife celebra chegada do novo ano chinês com espetáculo no Dona Lindu

Comemoração vai ocorrer nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Boa Viagem, com apresentação cultural, exposição imersiva, oficinas e show de luzes no Teatro Luiz Mendonça integram a programação

No próximo dia 10 de fevereiro é comemorado, oficialmente, o ano novo na cultura chinesa. Apesar da diferença de datas no calendário, o Recife abre espaço para as celebrações. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, estão programadas atividades festivas no Parque Dona Lindu, na Zona Sul da cidade. As comemorações vão contar com um grande show de luzes e apresentação cultural no Teatro Luiz Mendonça, a partir das 18h30. Mais cedo, das 14h às 21h, a programação ainda abrange uma exposição imersiva na Galeria Janete Costa e oficinas culturais. 

A projeção cênica, programada para ser apresentada nos dois dias de festividade, é composta de equipamentos de alta resolução, que vão exibir imagens na fachada do Teatro Luiz Mendonça. Serão projetadas animações em estilo mapping com os fatores do ano novo chinês, inclusive, lanternas, o desfile de dragões, entre outros elementos do país asiático. 

Na exposição imersiva “China Live”, o público será levado a viajar por diversos elementos relacionados ao país e a sua cultura, como paisagens, o dragão, entre outras coisas. Uma experiência intensa, na qual o visitante consiga se inserir na instalação e se enxergar na própria obra. Estará disponível na Galeria Janete Costas, das 14h às 21h, nos dois dias de evento. Paralelo às atividades em andamento, o público poderá participar de oficinas culturais, que serão oferecidas no sábado (3), como montagem de dragão, desenho de leques, jogo de escavação arqueológica e caligrafia chinesa. Começam às 16h e seguem até às 21h.

Símbolo do novo ano que chega, o Dragão é um animal sagrado na cultura chinesa e representa a energia do fogo e a transformação. Com um lugar especial na mitologia do país, o dragão é um símbolo chinês de boa sorte, esperança e um portador de riqueza.

Em sua terceira edição consecutiva, o evento é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com o Consulado Geral da República Popular da China, tendo como uma das finalidades o estreitamento do relacionamento entre os dois países. 

ANO NOVO CHINÊS - É uma referência à data de comemoração do ano novo adotada por diversos países da Ásia. O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua, diferente do calendário Gregoriano do ocidente. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.

 

Serviço:

Programação:

- 02/02/2024, Sexta-feira

·14h-21h

Exposição Imersiva “China Live” na Galeria Janete Costa

·18h30-21h

Show de Projeções

 

- 03/02/2024, Sábado

·14h-21h

Exposição Imersiva “China Live” na Galeria Janete Costa

·16h-21h

Oficina Cultural da China

→Montagem de dragão

→Desenho de leques

→Jogo de escavação arqueológica

→Caligrafa chinesa

·18h30-21h

Apresentação Cultural

Show de Projeções

 

ASSUNTOS: