NOTÍCIAS

Cultura | 31.05.11 - 20h38

Prefeito João da Costa participa das discussões sobre a Copa em Brasília

Das 50 obras de mobilidade urbana previstas para a Copa, seis já estão em andamento, entre elas, a Via Mangue

Para discutir a Copa do Mundo de 2014, o prefeito do Recife, João da Costa, participou, nesta terça-feira (31), em Brasília, da 3ª reunião das prefeitas e prefeitos das Cidades Sede da Copa de 2014. No período da tarde, João da Costa se reuniu com os governadores, gestores de outros municípios e a presidente Dilma Rousseff.

Das 50 obras de mobilidade urbana (no Brasil), seis já estão em execução, entre elas, a Via Mangue. Ficamos felizes em saber que o Recife é uma das cidades que estão cumprindo com todo o cronograma acertado com a presidente Dilma”, disse João da Costa.

Na reunião da frente nacional dos prefeitos, um documento com reivindicações dos gestores foi elaborado. “Nós elencamos um conjunto de 12 medidas que os prefeitos acharam fundamentais discutir com o Governo Federal e governadores. Entregamos essa pauta à presidência e um dos pontos entregues foi a normatização das desapropriações”, afirmou João da Costa. A medida seria importante, pois em algumas cidades do País está mais caro a desapropriação dos terrenos do que a própria obra em benefício do Mundial.

O documento foi entregue durante reunião com a presidente Dilma Rousseff. Na pauta, foram discutidos assuntos como a construção dos estádios, mobilidade urbana e intervenções nos aeroportos. “Há um consenso de que é muito importante para o País o sucesso da Copa e se criou um pacto de mobilização dos prefeitos, governadores e da união para que se cumpram todos os prazos”, disse o prefeito.

Para cuidar dos assuntos do mundial, a Prefeitura do Recife criou a Secretaria Extraordinária da Copa que está a cargo do secretário Amir Schvartz. Este mês, o prefeito também sancionou uma lei em prol da hotelaria na Cidade com vistas à Copa de 2014. O objetivo é ampliar o número de hoteis no Recife. Até o mundial, a Cidade deverá ter 20 mil leitos.

Dilma Rousseff convocou a reunião com os prefeitos das cidades sede da Copa de 2014 onde ocorrerão os jogos para saber mais detalhes sobre o andamento das obras dos estádios. As cidades onde acontecerão os jogos são Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Uma reunião também foi marcada, em Curitiba, com os organizadores da Copa de 2014 para discutir os preparativos do evento. Encontros como esses estão marcados para as cidades de Porto Alegre, Brasília e Salvador, até o final de julho. A cada três meses os prefeitos e governadores das cidades sedes também devem se reunir para fazer um acompanhamento do que foi decidido.

ASSUNTOS: