NOTÍCIAS

| 31.05.11 - 18h02

Secretário de Saúde participa de discussão sobre comunicação e doenças negligenciadas na Fiocruz Pernambuco

Evento debateu como tornar mais eficiente o enfrentamento das doenças negligenciadas através de uma interação de rede

Por Tádzio Estevam

Discutir comunicação e doenças negligenciadas. Este é o foco do seminário que acontece até o final desta terça-feira (31), no auditório do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz PE). O evento foi prestigiado pelo secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, que participou da mesa de abertura, também composta pelo diretor do centro de pesquisas, Eduardo Freese, e pelo secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira.

Segundo Gustavo Couto, o enfrentamento das doenças negligenciadas torna-se muito mais eficiente com a participação de entidades no sentido de proporcionar uma interação maior de rede. “O Aggeu Magalhães é um super parceiro nessa luta. Não podemos mais conviver com essa realidade, mas também não é tão simples enfrentar esse processo. Mas o Recife, graças a uma rede bastante integrada, conseguiu, por exemplo, diminuir a filariose em até 98%”, disse. Atualmente, o Município vem desenvolvendo atividades de combate às doenças negligenciadas como filariose, hanseníase, esquistossomose e verminoses em crianças de seis a 14 anos, estudantes da rede municipal de ensino.

Na pauta do evento o destaque é discutir questões relacionadas à comunicação no enfrentamento das doenças negligenciadas. O secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, ressaltou a importância da comunicação para o fortalecimento do programa, lançado pela secretaria este ano com base na experiência recifense. “Em primeiro lugar, parabenizo os profissionais deste centro de pesquisa pelo comprometimento com a causa, pois aqui essas doenças nunca foram negligenciadas. Parabenizo as experiências dos municípios, em especial o Recife, cujos índices vêm demonstrando que estamos no caminho certo. Por último aos profissionais da comunicação, uma vez que a informação é a nossa grande aliada para a erradicação dessas doenças consideradas simples de tratar se tivermos uma população mais informada”, concluiu.

O evento é destinado aos gestores, profissionais de saúde e comunicadores que atuam na área da saúde, uma vez que o evento ocorre no momento em que o estado de Pernambuco, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde, lança o Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas (Sanar). Outro objetivo é discutir a cobertura da mídia relacionada a essas doenças, já que os meios de comunicação de massa cumprem hoje um lugar fundamental na formação do olhar que a população tem sobre o mundo e as relações sociais.

Na programação, ainda estão agendadas várias atividades como exibição de vídeo e mesas redondas com comunicadores da imprensa local e pesquisadores da instituição. O seminário conta, também, com representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Pernambuco e Fiocruz PE.

ASSUNTOS: