NOTÍCIAS

Cultura | 31.05.12 - 17h06

Ações do Dia Mundial Sem Fumo reúnem várias pessoas no Centro do Recife

Mais de 500 pessoas foram beneficiadas pelos serviços prestados no local

Por Tádzio Estevam

[caption id="attachment_19500" align="alignleft" width="334" caption="Populares foram atendidos e orientados a largar o hábito nocivo. Foto: Irandi Souza"][/caption]

Nesta quinta (31) é comemorado o Dia Mundial Sem Fumo. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Saúde preparou várias atividades para alertar a população para os perigos do cigarro. Dentre elas uma sensibilização com a oferta de alguns serviços movimentou o estande montado no Pátio do Livramento, no centro da Cidade. Mais de 500 pessoas foram atendidas com aferição de pressão arterial, avaliação odontológica e orientações sobre os locais onde é possível largar a dependência do fumo.

Marcus Tulio, coordenador do programa de Tabagismo da Secretaria de Saúde do Recife, reforça a importância da data. “Ações como esta são fundamentais para alertar a população sobre os perigos dessa droga e que a população não tem noção dos males físicos e mentais que ela causa. Sempre relacionam a utilização ao prazer. Sabemos que é muito difícil largar a dependência, uma vez que o percentual de quem realmente larga o cigarro por conta própria é muito pequeno”, disse.

Dona Maria do Socorro, moradora do Ibura, esteve no local para ser esclarecida sobre a campanha. “Fumei por muitos anos na minha vida. Hoje sei o quanto o cigarro me fez mal. Antes, cada tragada que eu dava no cigarro me sentia nas nuvens. Hoje procuro ar em certas situações e não encontro”, comentou a dona de casa que se trata num Centro de Assistência Psicossocial de Álcool e outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde. Ao longo do dia, outras ações aconteceram nas unidades de saúde do Município.

Números - De acordo com dados do Ministério da Saúde, o cigarro é responsável pela morte de cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil e o consumo do produto é a maior causa de morte evitável no planeta. O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% dos óbitos da doença no pulmão. As atividades realizadas pela Prefeitura do Recife em combate ao tabagismo envolvem profissionais especializados das unidades de municipais de saúde, Centros de Assistência Psicossocial e policlínicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada dia, 100 mil crianças tornam-se dependentes do fumo no mundo. Por ano, cerca de cinco milhões de pessoas morrem vítimas do uso do tabaco. As atividades realizadas nesta quinta vão abordar também questões da indústria e propaganda do cigarro. De acordo com a Coordenação Municipal de Controle de Tabagismo, as crianças e os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses artifícios e têm maior probabilidade que os adultos de ficar dependentes do cigarro. Tudo isso por causa da grande exposição do produto em lugares públicos.