NOTÍCIAS

Administração | 31.05.17 - 17h09

Balanço Chuvas 31/05 – Atualizado às 17h

A Prefeitura do Recife informa que está atuando, desde a madrugada desta quarta-feira (31), na minimização e reparação dos efeitos das chuvas que caem na cidade. Desde o início do período chuvoso, o acumulado de chuvas foi de 103 milímetros. Nas seis primeiras horas da manhã, período de maior concentração das precipitações, foram registrados 82 milímetros de chuvas na cidade, o que corresponde ao esperado para oito dias de chuvas em apenas seis horas, levando em consideração a média histórica para o mês de maio. Mais de 800 profissionais, entre orientadores e agentes de trânsito, equipes da Defesa Civil, Emlurb, Guarda Municipal e outros órgãos, estão mobilizados desde a madrugada, e estão sendo coordenados pelo prefeito Geraldo Julio através de gabinete de gestão instalado na Prefeitura.


A Defesa Civil do Recife já realizou, somente este ano, cerca de 30 mil vistorias em áreas de risco e colocou 10 mil pontos de lona plástica nos morros da cidade. Mesmo diante do trabalho intenso, ocorreram três deslizamentos de barreiras na cidade. Na Rua Padre Cícero, na Várzea, na Rua Doutor Andrade Lyra, no Jordão, e na Rua Leôncio Rodrigues, em Dois Unidos. Neste último, três casas foram atingidas, causando três vítimas, sendo duas fatais.

A Prefeitura do Recife lamenta o falecimento de Mirian Pereira dos Santos, de 37 anos e de David Pereira de Oliveira, de 14 anos. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos está presente no local prestando todo o apoio à família das vitimas. Samuel Francisco de Oliveira, de 9 anos, teve ferimentos leves e está na casa de parentes.

 

Número das Chuvas:

 

DEFESA CIVIL - Nesse período, a Defesa Civil recebeu 307 chamados da população para ocorrências como a colocação de lonas plásticas e vistorias. A Defesa Civil está com 350 profissionais de plantão. Em caso de emergência, a população do Recife pode solicitar atendimento através do fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

DRENAGEM - A Emlurb informa que atua para diminuir os transtornos causados pelas chuvas e monitora os pontos de alagamento na cidade. Nesta quarta-feira (31/5), as equipes do órgão intensificaram as ações nas áreas mais baixas da capital. O trabalho contou com o suporte de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água em diversos pontos, a exemplo da Vila Tamandaré; Avenida Caxangá; Rua Uriel de Holanda (Beberibe); Avenida Rui Barbosa; Rua Amélia, entre outras.

A Emlurb antecipou em dois meses a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, iniciando o trabalho em novembro de 2016. Até o momento já foram concluídas a limpeza de 42 canais e outros nove estão em andamento. Desde 2013 a Emlurb também realiza um trabalho estratégico nos pontos críticos de alagamento da cidade. Desde então já foram solucionados 49 pontos de alagamento a exemplo das ruas Epaminondas Cristovão de Oliveira, nos Torrões, Rua Dom José Lopes, em Boa Viagem, Avenida Norte na altura do Parque da Macaxeira e Rua do Espinheiro, no Espinheiro. O investimento foi de R$ 14,8 milhões.

ÁRVORES – Foram registradas oito ocorrências com árvores pela Emlurb, seis já foram solucionadas. São elas: Rua Padre Roma (Parnamirim); Avenida Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira); Avenida José Américo de Almeida (Macaxeira); Avenida Dois Rios (Ibura) e Parque 13 de Maio (Santo Amaro). No momento, seguem em andamento a ocorrência da Rua Amazonas (Pina) e a da Rua Gervásio Pires (Santo Amaro) e Rua Piracicaba (Jardim São Paulo). A Emlurb trabalha com um efetivo de 240 pessoas entre a remoção de árvores e drenagem da cidade. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

TRÂNSITO - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta quarta-feira (31). Equipes formadas por cerca de 150 agentes e 100 orientadoresde trânsito trabalham em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Três guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 17h, 12 acidentes foram registrados, dos quais 11 foram sem vítimas e apenas um com vítima. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. O número de acidentes foi dentro da média para o turno da manhã e da tarde. No mesmo período, 45 semáforos apresentaram falhas, dos quais 25 já foram normalizados e os demais já estão com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.