Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 31.05.21 - 16h05

Semana Municipal da Alimentação Saudável tem início com foco na Sustentabilidade Social

Seminários virtuais, publicação de e-book com receitas e sensibilização da comunidade escolar para reaproveitamento e manutenção de hortas. Ações começam hoje (31) e se estendem até sexta (4 de junho).
 

Com o tema “Alimentação Escolar com foco na Sustentabilidade”, tem início nesta segunda-feira, 31, a Semana Municipal da Alimentação Saudável, ação realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. De hoje até sexta-feira, 4 de junho, serão realizadas uma dezena de ações gratuitas e virtuais como palestras sobre implantação de hortas escolares e lançamento de e-book com receitas de aproveitamento integral dos alimentos, além de vídeos acerca de cardápios sustentáveis e de receitas. O objetivo da iniciativa é prestar informações aos gestores, professores e comunidade escolar a respeito de medidas para uma alimentação saudável e sustentável. Os interessados podem ter acesso aos eventos e ações através do Instagram @educacaorecife.oficial.

Nesta segunda, às 15h, Synara Soares, gerente geral de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Recife abre a semana de ações com o webnar Sustentabilidade na Alimentação Escolar. A palestra propõe apresentar soluções para preservação do meio ambiente, redução do desperdício de alimentos e de água, redução na geração dos resíduos e promoção de um modo de vida mais saudável e sustentável. O evento virtual vai contar com a participação de Ana Paula Gomes, economista doméstica e Adna Alencar, coordenadora líder no Programa Ação Saudável do INMED Partnerships for Children.

Segundo Synara Soares, a Semana visa promover a sensibilização da comunidade escolar acerca de uma alimentação não só saudável, mas sustentável, com o reaproveitamento integral dos alimentos e a redução de resíduos. “Na quarta, teremos a veiculação de um vídeo que traz uma de nossas merendeiras da Creche Municipal Chico Mendes, em Areias, nos ensina a fazer um biscoito de banana com casca”, indica Synara, que cita como outro destaque o lançamento de um e-book na tarde de quarta e que estará disponível para download gratuito no http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/. A obra, construída a várias mãos, traz 27 receitas acessíveis como biscoito de laranja com casca e suco de abacaxi com casca, couve e limão. A obra foi uma ação coletiva da equipe da Gerência Geral de Alimentação Escolar (GEAL), que conta com um time de mais de 30 profissionais de nutrição.

Semana Municipal de Alimentação Saudável - Instituída em 2013 pela Lei Municipal nº 17.886, a Semana Municipal de Alimentação Saudável 2021 irá abordar o tema da Alimentação Escolar com foco na Sustentabilidade, que marca também uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente que se comemora no próximo sábado, dia 5 de junho. O foco é prestar informações aos gestores, professores e comunidade escolar a respeito de medidas para uma alimentação saudável e sustentável.

 

Programação virtual e gratuita - @educacaorecife.oficial

31/05 - 15h - Webnar - Sustentabilidade na Alimentação Escolar

Abertura com participação de Synara Soares, gerente geral de Alimentação Escolar, Ana Paula Gomes da Silva, economista doméstica e Adna Alencar de Araújo, coordenadora líder no Programa Ação Saudável do Instituto de Medicina e Diagnóstico (InMed)

01/06 - 9h - Dicas para diminuir desperdício de alimentos

01/06 - 14h - Vídeo sobre reaproveitamento de alimentos

02/06 - Manhã - vídeo com receita de biscoito de banana com casca

02/06 - Tarde - lançamento de e-book de receitas sustentáveis (estará disponível para download gratuito em http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br)

03/06 - 8h - Publicação sobre Cardápio Sustentável

03/06 - 14h - Sociobiodiversidade

03/06 - 17h - Vídeo sobre cardápios sustentáveis

04/06 - 11h - Vídeo sobre hortas

04/06 - 15h - Webinar de encerramento

Produção de Hortas - Synara Soares, gerente geral de Alimentação Escolar, Adna Alencar de Araújo, coordenadora líder no Programa Ação Saudável do Instituto de Medicina e Diagnóstico (InMed), Nemo Côrtes, técnico agrícola da Inmed Brasil.