NOTÍCIAS

Cultura | 31.07.13 - 16h58

Geraldo aponta desafios da gestão pública no contexto globalizado

[caption id="attachment_36883" align="alignnone" width="680"] Geraldo: "Precisamos saber aproveitar as oportunidades geradas para fazer a economia da cidade crescer”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio fez a abertura, na manhã desta quarta-feira (31), do CEO Fórum 2013, realizado pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM) no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu. Em sua fala, o prefeito abordou os desafios de uma gestão pública em um contexto globalizado, que prima pela conectividade e integração de informações, com um olhar para dentro da organização, convivência e para o mundo. O fórum, que está na sua oitava edição, reúne líderes de empresas brasileiras para debater questões de gestão.

Sob o tema Gestão sem Fronteiras, Geraldo Julio mencionou a importância do aspecto histórico da cidade, colocando o município como um centro urbano em processo de crescimento. “É essencial para uma gestão pública o foco em resultados, com o uso de todas as ferramentas disponíveis. Recife tem que se comparar e ter diferenciais para se posicionar globalmente, convivendo também com o mercado da concorrência”, pontuou.

O gestor ressaltou as oportunidades geradas a partir dos investimentos de grandes empresas no Estado, com foco no momento de oportunidades que vive o Nordeste, enfatizando o papel da economia do Recife. “Pernambuco está em processo de grande mudança na sua economia. Precisamos saber aproveitar as oportunidades geradas para fazer a economia da cidade crescer”, declarou.



Nesse sentido, Geraldo fez menção ao potencial histórico do Recife como polo de serviços modernos. “A economia do mundo está mudando e a capacidade intelectual e o conhecimento podem gerar o crescimento econômico para o Recife. Precisamos aproveitar esse momento e fazer políticas públicas para fomentar a profissionalização e a colocar entre as metas, usando os potenciais dos centros de tecnologias e das universidades, para que, no futuro, possamos vender o que é o produto mais valioso da economia no mundo: a inteligência”, argumentou.

CONECTIVIDADE - Encerrando sua fala, o prefeito do Recife enalteceu a importância da capacitação e desenvolvimento de inteligência para gerar os fatores primordiais do crescimento da cidade, aliados, principalmente, à internet. “Nós somos especializados em gente”, comentou Geraldo, para, em seguida, cravar: “Fica para nós, tomadores de decisões, líderes - seja do setor privado ou público -, o desafio do aprendizado, que talvez seja o mais difícil de todas as nossas carreiras, que é saber conviver com a conectividade, com o fluxo de informações e com essa nova cultura de organização.”

“Queremos usar a conectividade global, cuidando do desafio da gestão interna, do gerenciamento da cidade, inserindo a cidade cada vez mais nesta nova economia; de maneira profissionalizada e com ajuda da sociedade no que essa conectividade cria e oportuniza”, finalizou Geraldo Julio.

ASSUNTOS: