NOTÍCIAS

| 31.07.14 - 15h52

Plenária do Recife Participa discute o tema saúde, na Zona Norte

Encontros vão acontecer até o dia 28 de agosto com vários temas de interesse social. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

  O tema saúde levou mais de 300 pessoas à quadra da Escola Gigantes do Samba, na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, para mais um Fórum Microrregional, do Recife Participa. O encontro reuniu os secretários municipais de Saúde, Jailson Correia; de Governo, Sileno Guedes; o secretário executivo de Participação Social da Secretaria de Governo e Participação Social, Hermes Delgado, e moradores da comunidade. Outros gestores da Prefeitura do Recife também estavam presentes no evento que teve o propósito de apresentar e discutir melhorias para o sistema de saúde da cidade junto com a população.

Durante a plenária, voltada para a Microrregião Político Administrativa 2.2, o secretário de Saúde, Jailson Correia, apresentou um resumo das ações realizadas pela pasta desde o início da gestão, como a requalificação e construção de Unidades de Saúde da Família (USF’s) e a nomeação de mais de 1 mil profissionais desde 2013. “Sabemos o tamanho do desafio que é gerenciar um sistema de saúde pública e avançar na gestão dele. E estamos nesse caminho, para honrar o nosso compromisso com a população”, disse o secretário Jailson Correia. “Até 2016, o investimento na Saúde chegará a 20% do tesouro municipal", completou.

Na ocasião, o gerente do Distrito Sanitário II, Fernando Lyra, também falou sobre as obras em andamento para a região, como a Policlínica de Água Fria, USF Alto do Céu/Porto da Madeira e USF Alto do Pascoal. “O nosso trabalho é para dar condições de a população ser atendida com qualidade, e dar condições para os nossos profissionais trabalharem e atenderem as pessoas em condições adequadas”, afirmou Fernando.

Em seguida, os moradores apontaram as dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia. Os secretários executivos da Secretaria de Saúde registraram todas as questões, que serão analisadas e corrigidas pela gestão. Moradores também elogiaram o compromisso e dedicação de profissionais da rede e parabenizaram os avanços conquistados até agora, como a construção das Upinhas 24h do Morro da Conceição, do Córrego do Jenipapo, e, em breve, a entrega da Upinha 24h da Linha do Tiro.

O secretário Jailson Correia aproveitou para falar sobre a construção do Hospital da Mulher, compromisso do Programa de Governo, e também anunciou a nomeação de mais 30 coordenadores de área, que vão monitorar e fiscalizar in loco as unidades de saúde, aproximando a gestão à comunidade.

O calendário das plenárias dos Fóruns Microrregionais vai até o dia 28 de agosto. A próxima acontecerá hoje (31) na Escola Joaquim Nabuco, no bairro de São José, com o tema Lazer e Esporte. A saúde volta a ser debatida no dia 6 de agosto, nos Torrões. Todos os encontros acontecem às 19h.