NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.07.15 - 09h33

Curso de capacitação dos taxistas será obrigatório a partir de agosto

A exigência é em cumprimento à Lei Federal 12.468 e às resoluções Nº 456/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e Nº17/2014 do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/PE)


A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que, a partir da segunda-feira (3), os taxistas e taxistas auxiliares cadastrados no Recife deverão apresentar o certificado de conclusão do curso de capacitação dos profissionais taxistas no momento do recadastramento anual. A exigência é em cumprimento à Lei Federal 12.468 e às resoluções Nº 456/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e Nº17/2014 do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/PE), que regulamentam a profissão dos taxistas e determinam que os profissionais tenham curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica dos veículos.

Além das 4 instituições autorizadas a ministrarem o curso no município, a CTTU, atendendo às solicitações dos profissionais, cadastrou mais uma instituição especializada em educação à distância. Dessa forma, os profissionais poderão realizar o curso com mais flexibilidade e com custo reduzido.

As instituições cadastradas atendem aos pré-requisitos estabelecidos em lei, como possuir instrutores com especialidade na área de Trânsito e Transportes. A carga-horária estabelecida no município é de 36 horas, que contemplam temas como postura, condições físicas e emocionais do condutor, respeito à sinalização, respeito à circulação de ciclistas, direitos humanos, acessibilidade, entre outros ensinamentos.

Os permissionários e taxistas auxiliares que realizarem o recadastramento a partir do dia 03 de agosto deverão apresentar o certificado de conclusão do Curso de Capacitação do Profissional Taxista durante o ato de recadastramento. Já os demais profissionais, que realizaram o recadastramento até o dia 31 de julho, não estão sujeitos à obrigatoriedade neste ano, porém deverão apresentar o certificado de conclusão do curso de capacitação no recadastramento de 2016. Já aqueles que desejarem realizar o primeiro cadastramento de taxista auxiliar deverão apresentar o certificado de conclusão no ato do cadastramento.


Segue Lista das empresas credenciadas:

Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (ensino à distância) - www.icetran.org.br/

Calazans Consultoria e Tecnologia- Rua Ribeiro de Brito, 573, salas 710 e 711, Boa Viagem

Cooperativa de Trânsito, Trabalho e Serviços Especializados- Avenida Fernando Simões Barbosa, 266, 4º andar

Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte/ SENAT- Avenida Beberibe, 3620

Veneza Consultoria em Gestão Administrativa- Rua da Aurora, 555

ASSUNTOS: