NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.07.15 - 09h21

Operação Bairro Legal chega na Avenida Norte

img_alt

Na ação, realizada nesta quinta-feira (30), foram apreendidos sucatas de ferro velho, placas de publicidade e pneus. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)


A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realizou, nesta quinta-feira (30), mais uma Operação Bairro Legal na Zona Norte. Desta vez, a Avenida Norte recebeu as ações de controle urbano, no trecho que vai das proximidades do Terminal Integrado da Macaxeira até a Rua Cônego Barata. Desde o último fim de semana, fiscais da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) realizam vistorias e levantamento de instalações não autorizadas em logradouro público na área.

A ação contou com o apoio das equipes da Gerência de Operações (Geop), Guarda Municipal, Polícia Militar, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O objetivo foi retirar publicidades irregulares e equipamentos que obstruíam o passeio público.

Segundo a chefe de divisão da 3ª Gerência Regional, Olímpia Falcão, uma ação de ordenamento na Avenida Norte se faz necessário devido a quantidade de pessoas que circulam na via diariamente e à quantidade de irregularidades. "A operação funciona, sobretudo, como forma de conscientizar os comerciantes e os moradores a não ocuparem as áreas públicas irregularmente e atrapalharem a mobilidade", afirmou.

Os responsáveis pelas ocupações indevidas no passeio público foram notificados e avisados sobre a execução da ação. Ao todo, cerca de 50 notificações foram emitidas e as multas variam de R$ 200,00 e R$ 6.900,00. Além dos estabelecimentos, também foram notificados e retirados 5 outdoors instalados sem licença.

É importante esclarecer que a Secon conduz as operações de maneira pacífica, tanto no ato das ações, quanto durante a entrega das notificações. Desde o início desta gestão, fiscais da secretaria já removeram 82.390 faixas, banners e bandeirolas de propagandas, 1.354 pinos de ferro, 198 outdoors e toplights, 76 jardineiras e 485 cavaletes e cones.

BALANÇO – Hoje, na Avenida Norte, foram apreendidos pelas equipes da Secon:

- 4 caminhões foram usados para apreender sucatas de ferro velho;
- 22 placas de publicidade (tipo:"banner,faixa e adesivo");
- 5 equipamentos de outdoors, sem anúncios, pois retirados pelas empresas;
- 12 pneus usados;
- 3 cavaletes;
- 3 máquinas de pastelaria;
- 8 bancos de madeira (tipo tamborete);
- 1 cabeceira de cama de madeira;
- 1 estante de ferro;
- 1 estante de vidro.