NOTÍCIAS

Turismo | 31.07.16 - 21h43

ParCão é inaugurado com sucesso e muita brincadeira no Santana

img_alt

Iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o primeiro parque dedicado a cachorros da cidade foi inaugurado hoje, no Parque Santana, com apresentações de agility para um numeroso, peludo e saltitante público (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Entre latidos, lambidas e saltos, foi inaugurado hoje (31) o primeiro parque para cachorros do Recife. O ParCão fica no Parque Santana, Zona Norte da cidade, e tem 550 metros quadrados de área coberta por grama, com vários obstáculos de agility recreativos, destinados a cachorros de diferentes portes e raças.

Iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o ParCão é uma resposta do poder público a uma demanda da sociedade. “O Parque Santana já é aberto para cachorros. Mas o Recife precisava de uma área pensada e dedicada somente para esses animais”, disse o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões. 

Segundo o secretário, o parque foi resultado de uma articulação com a entidade Julietas SOS Animal, que resgata animais abandonados e vítimas de maus tratos. “A aceitação foi tão boa, que as pessoas não param de me perguntar onde será o próximo. Mas, como se trata de uma iniciativa pioneira, vamos estruturar bem essa primeira operação, ver o que funciona e o que pode ser melhorado. Aí então poderemos pensar no próximo.”

A inauguração contou com a confecção de um mural da fama, em que vários cachorros estamparam suas pegadas com tinta, além de uma demonstração de agility dos cachorros da Escola Cão Atleta, associada do Kennel Clube de Pernambuco. E reuniu uma ruidosa e variada matilha. Cães de todas as idades, tamanhos e raças aproveitaram a tarde, correndo, socializando e usufruindo da novidade. E isso é só o começo.

Para cada cachorro feliz saltitando ParCão afora, havia um dono aliviado. “Finalmente a cidade ganhou um espaço como esse. Achei muito legal. Benjamim agora tem lugar para fazer amigos e brincar à vontade”, comemorou a bióloga Renata Vaz, de 27 anos.

A funcionária Kátia Rocha, 38 anos, saiu do Cordeiro com a sobrinha Beatriz e os cachorros todos da família. “Faltava uma programação para eles. A gente sempre vinha no Santana. Mas tinha sempre uma bicicleta no meio do caminho ou alguém que não simpatizava com cachorro. Agora eles foram contemplados. Todos nós fomos. Adorei a iniciativa.”

O evento contou até com celebridades de quatro patas, como a charmosa Coco Channel. Da raça buldog francês, ela deu o ar da graça com um vestidinho rosa esportivo, para delírio de seus 1500 seguidores nas redes sociais. “A gente sempre vem no Santana. Agora viremos mais ainda. Nossos cães precisam e merecem atenção do poder público. O ParCão está aprovadíssimo. Agora queremos mais”, brincou a dona Trícia Alves, enfermeira.

Outra celebridade que abrilhantou a inauguração foi a Pug Lara, também muito famosa no Instagram. A cadela, que trabalha como cão terapeuta, distribuindo alegria e carinho para crianças em tratamento médico nos hospitais do Recife, chegou vestida de Mulher Maravilha, com direito até a brinco colado na orelha. “Lara é brincalhona. Adorou o parque. Socialização é muito importante para eles e faltava um lugar para a gente ir com a família completa”, disse a contadora Cássia Menezes, 35 anos, dona, responsável pela agenda e pelos figurinos caprichadíssimos da cadela.

O ParCão abrirá todos os dias, no expediente de funcionamento do Parque Santana, das 5h às 23h. A área é cercada e conta com regras de uso, que reforçam a importância da vacinação em dia dos animais, proíbem alimentação no parque e o acesso de cadelas no cio ou de cachorros sem a companhia de seus donos, entre outras coisas.

No local, são disponibilizados também sacos biodegradáveis para que seja recolhida a sujeira dos cachorros e bebedouro para matar a sede e refrescar os novos e entusiasmadíssimos frequentadores.