Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.07.17 - 15h22

Operação Volta às Aulas da CTTU tem início nesta quarta-feira (2)

 

Cerca de 50 agentes e orientadores de trânsito vão reforçar os trabalhos de monitoramento e fiscalização de tráfego. Além disso, a CTTU vai distribuir material educativo para alunos, pais e professores

 
A partir desta quarta-feira (2), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai dar início a mais uma Operação Volta às Aulas. A ação vai contar com um efetivo de cerca de 50 agentes e orientadores de trânsito, posicionados em pontos estratégicos dos corredores viários que dão acesso à grandes escolas da cidade. O objetivo é minimizar os transtornos causados pelo aumento do volume de veículos em circulação, através do reforço dos trabalhos de monitoramento e fiscalização de tráfego. Além disso, a CTTU vai desenvolver uma ação educativa com a distribuição de informativos com dicas de segurança viária para alunos, pais e professores. A operação será realizada até a sexta-feira (11).


Entre as vias que vão receber a ação estão as ruas Dom Bosco, Paissandú e Conselheiro Portela, além das avenidas Norte, Parnamirim, Rui Barbosa, João de Barros, Conselheiro Aguiar e Visconde de Jequitinhonha, no Centro e nas zonas Norte e Sul da cidade. De acordo com o Gerente Geral de Operação e Fiscalização da CTTU, Fabiano Ferraz, as equipes que irão participar da operação serão orientadas a desenvolver um trabalho com foco no monitoramento das vias, porém aqueles condutores que insistirem em cometer infrações serão devidamente notificados. “As infrações mais cometidas nesse período são o estacionamento em desacordo com a sinalização e a parada em fila dupla, o que prejudica muito a fluidez e coloca em risco a segurança viária. Por isso, por mais que o foco do nosso trabalho seja o monitoramento, a fiscalização será rigorosa nos horários de entrada e saída dos alunos", disse.

Com o retorno às aulas das escolas do Recife, a frota nas ruas da capital pernambucana tem um aumento médio de 25%. Esse número representa cerca de 250 mil veículos, considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que chega a ultrapassar 1 milhão de automóveis. É importante destacar que neste número está uma parte considerável da frota de outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), que é absorvida no trânsito da cidade. Esses dados foram obtidos através das contagens feitas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica implantados nos principais corredores de trânsito.

FISCALIZAÇÃO - Com a volta às aulas, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e funcionará de maneira rigorosa. Por isso, os pais de alunos devem ficar atentos à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.