NOTÍCIAS

| 31.08.12 - 11h39

Mulheres do Cabanga serão beneficiadas com mamografia gratuita

Por Maria Duarte

Após o sucesso das duas últimas semanas no Coque, agora será a vez das mulheres do bairro do Cabanga serem beneficiadas com os exames gratuitos de mamografia. Na próxima segunda (03) e terça-feira (04), as usuárias cadastradas na Unidade de Saúde da Família (USF) Cabanga receberão o Mamógrafo Itinerante. A ação, que também já passou por Casa Amarela, Ibura, Bongi, entre outros bairros, chega ao Cabanga oferecendo 80 exames por dia, das 8h às 17h. O também chamado Caminhão da Mamografia estará localizado na própria unidade situada à Rua Escritor Souza Barro, nos fundos do quartel do Exército.

A conscientização da população feminina já vem sendo realizada pelas agentes de saúde locais, afim de realizar um acompanhamento voltado para o histórico de cada família, motivar a procura do exame preventivo e esclarecer dúvidas. Nos dois dias de trabalho, será realizado um total de 160 mamografias computadorizadas em mulheres que se encaixem no grupo de risco (com mais de 40 anos ou que apresentem caso de câncer na família).

A Secretaria de Saúde do Recife destaca que esse grupo deve realizar o exame pelo menos uma vez por ano, independentemente de um resultado negativo nos anos anteriores. Ao procurar o serviço, as usuárias devem ter em mãos o Cartão SUS e um documento com foto (identidade, carteira de motorista ou de trabalho). Após o registro será formada uma fila para o atendimento até que as 80 vagas do dia (40 pela manhã e 40 a tarde) sejam preenchidas. O procedimento não é incisivo e dura em de 10 a 15 minutos.

O caminhão tem como objetivo facilitar o acesso da população a esse exame, que representa a melhor forma de prevenção contra o câncer de mama. A Prefeitura do Recife circula com o Caminhão da Mamografia por diversas áreas da Cidade desde março de 2012.

ASSUNTOS: