Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 31.08.23 - 12h49

Sul-Americano de vôlei fecha com sucesso de público no Geraldão

img_alt

Somando competição feminina e masculina, 85 mil ingressos foram disponibilizados ao público; para sequência do ano, temporada esportiva no Recife segue a todo vapor. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O Recife mais uma vez se mostrou como a capital dos esportes. Foram 85 mil ingressos disponibilizados para um Geraldão abarrotado de apaixonados por vôlei, nesta segunda quinzena de agosto, com o Sul-Americano. Ao todo, durante 10 dias, torcedores da modalidade de todo o Brasil tiveram no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães o único destino. Nele, a Seleção Brasileira feminina ficou com título. No masculino, o troféu ficou com a Argentina. Agora, engana-se quem pensa que a temporada esportiva no Recife vai parar. Ainda tem final do CBLOL, Skate Total Urbe (STU), Festival Paralímpico, Jogos da Pessoa Idosa, Recife Bom de Bola, Campeonato de Futmesa, Primeira Corrida dos Morros do Recife, entre outros.

A trajetória brasileira até o troféu feminino envolveu três vitórias inquestionáveis, todas por 3 a 0. A primeira foi contra o Chile (25/13, 25/11 e 25/21). Depois, Argentina (25/17, 25/16 e 25/17). Por fim, Peru (25/14, 25/18, 25/9). Encerrando a noite, novo triunfo, ante a Colômbia: 25/19, 25/22 e 25/19. Este foi o 20° título da Seleção Brasileira na competição.

Com casa cheia durante os 10 dias de competição, o Geraldão mostrou mais uma vez o motivo de estar na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais. Aberto para todos, o equipamento ainda recebeu oito mil crianças e adolescentes, todos pertencentes à rede municipal de ensino, escolinhas esportivas do Geraldão e Compaz. Para levantar e manter firme toda uma estrutura operacional deste porte, houve dedicação de mais de 1.500 trabalhadores diretos e indiretos.

Ainda tem muito esporte pela frente no Recife, em 2023. Só para dar um gostinho, os campos da cidade seguem com o maior campeonato de várzea do mundo, até dezembro. No dia 9 de setembro, também no Geraldão, tem a final do CBLOL. De 16 a 30 de setembro, tem os Jogos da Pessoa Idosa. Dia 23, o Festival paralímpico. De 10 a 12 de novembro, o STU National, para os amantes do skate. A primeira Corrida dos Morros do Recife acontece no dia 25 de novembro. Fechando o ano, tem a Taça Recife de Futebol Sub-20, com equipes de todo o território nacional.

HISTÓRIA – Realizado desde 1951, o Sul-Americano Masculino de Vôlei só não teve o Brasil como campeão em uma das 34 edições. Em 1964, a Argentina levou o título. No Feminino, o Brasil também domina o número de troféus, com 22 dos 34 títulos. Em ambas as categorias, os dois primeiros colocados garantem vaga no Mundial subsequente.

A última participação da Seleção Brasileira de Vôlei no Recife foi em 2002, na Liga Mundial da categoria masculina. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) recebeu partidas da equipe contra a Rússia, Espanha e Países Baixos. Naquela oportunidade, o Brasil perdeu o título, em Belo Horizonte, para a Rússia.  

O Geraldão já tem realizado grandes eventos. Só em 2022, diversos passaram pelo equipamento. Houve a AmeriCup, torneio de basquete mais relevante das Américas. Foram cerca 135 mil torcedores, somando todos os 10 confrontos que envolveram 12 seleções. Teve o Legacy Fighting Alliance (LFA), selo que é a principal liga de desenvolvimento de atletas de MMA do planeta, e uma das mais importantes portas de acesso ao Ultimate Fighting Championship (UFC), maior organização de artes marciais do mundo. E, claro, também teve a Supercopa Masculina de Vôlei, que envolveu os últimos campeões da Superliga, o Sada Cruzeiro, o da Copa do Brasil e o Itambé Minas.