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Cultura | 31.10.13 - 18h06

Geraldo se reúne com secretário do PAC e defende R$ 4,1 bi para a mobilidade

[caption id="attachment_40187" align="aligncenter" width="680"]Prefeito Geraldo Julio e Secretario do PAC O secretário do PAC elogiou a qualidade dos projetos, sobretudo na integração entre os sistemas existente e que serão implementados. Maurício Muniz adiantou que as perspectivas de liberação são boas. (Foto: Humberto Pradera/Divulgação)[/caption]

Se aprovados, recursos serão investidos na implantação de corredores de BRS e VLT

O prefeito Geraldo Julio reuniu-se, nesta quinta-feira (31), com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, para tratar de investimentos na área de mobilidade. O encontro foi realizado no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília. Na ocasião, o gestor recifense defendeu os projetos da PCR para a implantação de cinco corredores de Bus Rapid System (BRS) e outros dois de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) no Recife; intervenções apresentadas à pasta em julho e que estão orçadas em R$ 4,1 bilhões. As proposições ainda estão em análise no Governo Federal, que se pronunciará sobre a solicitação.

“Nós concluímos todo esse processo no que se refere à prioridade para o transporte público de passageiros. Agora vamos aguardar que o Governo Federal analise a possibilidade financeira, no Orçamento Geral da União (OGU) e de financiamentos disponíveis para fazer a liberação. Esperamos que isso aconteça no mês de novembro para que possamos anunciar as obras que serão feitas em parceria com a União”, destacou Geraldo Julio ao fim da audiência.

O secretário do PAC elogiou a qualidade dos projetos, sobretudo na integração entre os sistemas existente e que serão implementados. Maurício Muniz adiantou que as perspectivas de liberação são boas. “Foi uma reunião positiva. Estamos na fase de detalhar e esclarecer os projetos. A Prefeitura do Recife trouxe mais detalhamento, aprofundamento; tanto dos VLT’s quanto dos BRS’s que estão sendo propostos. Nós amaduremos as propostas e agora vamos levar para o conhecimento da presidente. Os projetos estão bons e atendem os princípios do programa, que visa privilegiar o transporte público de passageiros", pontuou.

A reunião de hoje foi o desdobramento do estudo de viabilização técnica para implantação dos modais na capital pernambucana. Em julho, o prefeito do Recife e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se reuniram, em Brasília com os ministros Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), quando apresentaram um pacote de intervenções para melhorar a mobilidade na cidade. O recurso para implantação dos modais faz parte do volume contemplado no PAC, que garante aporte de R$ 50 bilhões para intervenções em mobilidade.

MODAIS - Depois desse primeiro encontro, o Executivo Municipal cumpriu uma agenda de aperfeiçoamento das solicitações, o que resultou nas seguintes demandas defendidas pelo prefeito hoje: implantação de corredores em modo VLT nas linhas Norte (do TI Macaxeira até o TI Joana Bezerra) e Sul (partindo do TI Joana Bezerra, seguindo pela Domingos Ferreira até a divisa com Jaboatão); o que resultará em uma maior integração entre as duas áreas da cidade.

Cada VLT terá a capacidade para cerca de 650 passageiros. Só a linha Norte prevê uma extensão total de 14,1 km, com 17 estações com terminais de integração. Já a linha Sul terá 11,3 km de extensão e inclui 15 estações, também com terminais de integração.

Com a implantação do novo sistema no Recife, a população ganhará mais uma alternativa de deslocamento e integração de modos e usuários, bem como a conexão das zonas Norte, Centro e Sul, a partir da ligação de dois corredores metropolitanos principais: Avenida Norte e Avenida Domingos Ferreira.

Já os BRSs representam a destinação de uma faixa exclusiva para a veiculação do transporte público. De acordo com a proposta da Prefeitura do Recife, as seguintes avenidas ganhariam esse corredor: Mascarenhas de Moraes, Recife, Domingos Ferreira, Beberibe e Engenheiro Abdias de Carvalho. A ideia é que todos os corredores operem com um moderno sistema de comando e controle, a partir da implantação dos VLTs.