Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.10.17 - 15h56

PCR promove atividades do Novembro Azul com temas relativos à saúde do homem

Profissionais da Secretaria de Saúde abordarão temas como paternidade presente e redução dos mitos e preconceitos envolvendo a saúde masculina

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde, inicia, nesta quarta-feira (1º), as atividades do Novembro Azul. O mês marca, principalmente, a luta contra o câncer de próstata, mas também chama atenção para a importância da saúde integral do homem. Este ano, a campanha, com ações programadas para acontecer em todos os Distritos Sanitários, tem como tema “Masculinidade e Saúde do Homem” e vai abordar assuntos como paternidade presente, infecções sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, hipertensão, câncer, diabetes e redução dos mitos e preconceitos envolvendo a saúde masculina.

A primeira ação, já nesta quarta-feira (1º), será na Rua Alto da Brasileira, 1002, em Nova Descoberta, de 8h às 12h através da Equipe de Saúde da Família do Alto do Reservatório. Haverá no local testes rápidos de sífilis e HIV, glicemia, aferição de pressão, consultas, requisições de exames laboratoriais, palestras e rodas de conversa sobre temas relativos ao Novembro Azul. A programação completa está disponível no nosso portal.

Também serão discutidos outros aspectos do universo masculino, como a exposição maior à violência, aos acidentes de trânsito e ao uso de álcool e outras drogas. Estima-se que, no Recife, tenha cerca de 710 mil homens, o que representa 46,6% da população total.

Cartão do Homem - Durante as ações, os homens participantes também receberão o Cartão do Homem, instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de Saúde. No cartão há espaços a ser preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas e atividades nas Unidades Básicas, além das vacinas. Os usuários são orientados a levá-lo para todas as consultas.

Serviço - O atendimento aos homens é realizado durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, onde participam de consultas, grupos e atividades educativas. Quando necessário, as equipes de saúde realizam encaminhamentos para as Unidades de Referência em Urologia: Policlínica Centro (Boa Vista); Policlínica Salomão Kelner (Água Fria); Policlínica Albert Sabin (Parnamirim); Policlínica Lessa de Andrade (Madalena); Policlínica Agamenon Magalhães (Afogados); Policlínica do Pina (Pina), além da Unidade Pública de Atendimento Especializado (Upae) Deputado Antônio Luiz Filho (Arruda). 

 

CONSULTE A PROGRAMAÇÃO AQUI