Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 31.10.17 - 19h28

Seminário sobre primeira infância e cultura de paz marca encerramento da programação do Mês das Crianças

img_alt

As discussões vão ajudar a embasar a construção do marco legal da primeira infância, que vem sendo elaborado pela Prefeitura do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife encerrou, nesta terça-feira (31), a programação do Mês das Crianças com o Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda. As palestras ministradas por nomes de peso na área da primeira infância vão ajudar a embasar a construção do marco legal da primeira infância, que vem sendo elaborado pela PCR com o objetivo de estabelecer diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas que garantam o desenvolvimento integral dos recifenses de 0 a 6 anos de idade. A legislação tomará como ponto de partida as ações que a gestão municipal já desenvolve para as crianças de até seis anos. 

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, participou da abertura do seminário realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, com apoio da Comissão da Primeira Infância e Cultura de Paz do Senado. O gestor destacou a importância do planejamento e do investimento na primeira infância como a PCR vem fazendo, mesmo sabendo que o retorno normalmente não chega a curto prazo. “É importante que nos dediquemos ao debate das diversas nuances da primeira infância, para que possamos fazer nosso dever pelas crianças e por uma cidade mais humana. Não podemos nos deixar afundar apenas nas demandas imediatas, sem parar para refletir sobre a experiência que estamos vivendo, a luz dos conceitos que vão se agregando às políticas públicas, considerando a realidade concreta da nossa cidade para que possamos produzir resultados mais consistentes”, disse Luciano.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, explicou que a Prefeitura está elaborando o marco legal da primeira infância com o assessoramento técnico da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. A legislação tornará definitiva a priorização da primeira infância pela gestão municipal, para implementar ações que visem o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças até os seis anos por entender que uma base sólida proporciona um desenvolvimento mais eficaz. 

“As diversas áreas da Prefeitura do Recife estão dialogando para construção do plano da primeira infância, para fortalecer a elaboração dessas políticas públicas que visam garantir o pleno desenvolvimento infantil. Esse encontro de formação para os profissionais de diversas secretarias da Prefeitura do Recife e para as demais pessoas da sociedade é um importante momento de aprendizado que envolve todos os atores nessa discussão: quem cuida da criança em casa, quem ensina a criança na creche, quem atende a criança no posto de saúde etc”, disse a gestora, que participou da abertura junto com o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, e o secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia; todos envolvidos na elaboração do plano da primeira infância.

O professor Vital Didonet, que é assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância, destacou a necessidade de transformar as políticas de governo que beneficiam as crianças em política de estado. “O seminário está sendo realizado num momento oportuno, quando a Prefeitura do Recife está construindo seu marco legal da primeira infância, que vai trazer uma visão política e técnica da criança na administração pública, dando um norte sobre como gerir os recursos públicos para que as crianças tenha um desenvolvimento pleno”.

A palestra de abertura foi ministrada pela psicóloga e professora Jaqueline Wendland, que ensina na Universidade Paris Descartes. A especialista em primeira infância abordou a necessidade da formação de qualidade para os cuidadores de crianças. “Boa vontade e amor pelas crianças são essenciais, mas não bastam. A capacitação contínua dos profissionais é de extrema importância e determinante para os cuidados com as crianças nas escolas e nos postos de saúde, por exemplo, sem esquecer que a família é a primeira e mais importante fonte de cuidado e proteção das crianças. A formação deve ser o mais integrativa possível, com diferentes abordagens, já que nenhuma área sozinha domina a complexidade da primeira infância”, defendeu a docente.

Entre os palestrantes do seminário estiveram também a psicóloga e professora Sandra Cabral, da Universidade Federal Fluminense, o pediatra e neonatologista Laurista Corrêa, do Distrito Federal, além de outros nomes de peso da área da primeira infância. Além das discussões, os participantes do seminário ainda puderam conferir, na área externa do Teatro Beberibe, a exposição “Infância e paz: laços afetivos na primeira infância”, produzida pela Comissão da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado.

 

SEMANA DO BRINCAR - O Seminário Internacional Itinerante da Primeira Infância e Cultura da Paz marcou o encerramento da programação do mês das crianças organizada pela PCR. De 16 a 20, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com as Secretaria Municipais de Educação, Saúde e de Turismo, Esportes e Lazer, realizou a Terceira Semana do Brincar do Recife, que incluiu contações de histórias, palestra, aulões de dança, jogos de damas, memória e dominó; bate papo e exposição sobre a história do videogame, além de banho de mar assistido e atividades recreativas para crianças com deficiência na Praia de Boa Viagem. As ações foram destinadas a diferentes públicos, como as crianças e os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife, que vivem nas casas de acolhimento institucional da PCR, que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.