Balanço: Centro de Referência Clarice Lispector

O Centro de Referência é um dos pioneiros do país no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica. Localizado em um espaço amplo e de fácil acesso para a população, o bairro da Boa Vista, o Clarice Lispector conta com uma equipe formada por psicólogas, advogadas e assistentes sociais que atuam no acolhimento e orientação das mulheres que lá chegam.

Atendimentos - Em 2015, o Centro de Referência Clarice Lispector realizou mais de 2700 atendimentos psicológico, jurídico e social. Além disso, foram mais de 1600 atendimentos pelo Liga Mulher, o disque-orientação que fornece informações sobre como proceder em caso de ser vítima ou presenciar qualquer situação de violência sexista e doméstica. Em 2015, foram mais de 500 ações de acompanhamento jurídico.

Formação – Visando inserir a perspectiva de gênero nos mais diversos agentes envolvidos no enfrentamento da violência de gênero, o Centro de Referência promoveu oito cursos e rodas de diálogo com profissionais de saúde e segurança do estado e município. Além disso, foram implementados grupos terapêuticos e de orientação jurídica para as usuárias do serviço, atendendo mais de 50 mulheres.