Conhecendo a cidade

Capital do estado de Pernambuco, localizada na Mesorregião Metropolitana (Microrregião de Recife). É sede da Região Metropolitana do Recife – maior aglomeração urbana do Norte-Nordeste; quinta maior do Brasil, com 3,7 milhões de habitantes.

Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, o Recife é a segunda capital do Norte-Nordeste a apresentar a melhor qualidade de vida. Cidade que se destaca por promover um bom ambiente de inovação. Com investimentos crescentes em infraestrutura, o Recife já conta com um dos mais modernos aeroportos do Brasil, que atualmente encontra-se em reforma, acompanhando as grandes mudanças estruturais que o estado vem passando, ampliando e aprimorando, assim, seus serviços; porto marítimo para transporte de cargas e pessoas. Para melhoria da mobilidade urbana, ações como as obras dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste estão em pleno vapor. Os corredores ligarão a capital pernambucana a alguns dos principais municípios que fazem parte da sua Região Metropolitana privilegiando, desta forma, o transporte coletivo.

O município abriga ainda, 133 centros de formação superior e técnica, incluindo quatro universidades, dentre elas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), classificada, em 2013, como a melhor universidade do Norte-Nordeste, segundo classificação da QS World University Rankings, e diversos centros de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico nas mais variadas áreas do conhecimento, com destaque em informática, química e física.

A população economicamente ativa tem uma renda per capita média de R$ 1.144,26. A expectativa de vida da população é de 74,5 anos e IDHM educação de 0,698.