Editorial e Gráfica

 

A indústria gráfica é uma cadeia de atividades ancoradas na produção gráfica, onde se destaca a indústria de papel e papelão como um elo principal no fornecimento de matérias primas que atendem a quase toda as atividades produtivas.

A cadeia é composta por uma gama variada de firmas que abrangem desde pequenos estabelecimentos a empresas com estrutura e processos produtivos tipicamente industriais. Além do papel ou cartão, grande parte dos serviços gráficos utiliza como suporte a impressão sobre plásticos e metais e, em menor escala, vidro e tecidos.

O Recife conta com os parques gráficos de três grandes jornais de circulação local, várias gráficas e editoras, incluindo a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). Parque gráfico é um conjunto de empresas gráficas de uma determinada companhia ou cidade que engloba os maquinários necessários para a produção (da impressão ao acabamento) de livros, revistas, jornais e outros tipos de impressos. É neste ambiente que grandes eventos literários são realizados, com destaque para a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Foto: Divulgação