Engenharia Consultiva

A cadeia produtiva dos serviços técnicos especializados em engenharia consultiva é formada por um conjunto articulado de atividades de prestação de serviços, principalmente à indústria e a engenharia civil. É composta por engenharia básica e de projetos, consultoria, serviços jurídicos, contabilidade e auditoria, serviços de manutenção e reparação de equipamentos de alta tecnologia.

O mercado de engenharia consultiva está cada vez mais aberto, não se atendo aos limites geográficos em que os investimentos ocorrem. Nesse sentido, a concorrência também tende a se dar de maneira acentuada, em esfera nacional e internacional. Na área específica de desenvolvimento de soluções tecnológicas (softwares e sistemas), um intenso intercâmbio com grupos extras regionais já ocorre, o que significa uma vantagem competitiva para a inserção nos mercados mundiais.

Pernambuco é o estado nordestino onde se consolida a base mais sólida do setor, ambiente que abriga as principais empresas regionais e filiais de grandes empreendimentos nacionais e internacionais. Conta com uma forte dinâmica na área de computação e ciência da informação. Estas áreas do conhecimento são estratégicas para a consolidação do perfil que o setor deve tomar nos próximos anos.

As perspectivas futuras da economia do Recife acompanham o ciclo de crescimento da economia pernambucana, respondendo a alguns processos vindos de fora do município. A implantação de grandes investimentos previstos e em andamento, tanto produtivos quanto de infraestrutura, cria, na fase de construção, uma irradiação nos setores de fornecimento de serviços técnicos especializados (engenharia básica), construção civil, indústria naval, petróleo e gás, automobilística, energias renováveis, metal-mecânica e eletrônica. Outro processo é a operação dos grandes empreendimentos implantados que gera uma crescente demanda por insumos, matérias primas e serviços técnicos especializados, com oportunidades de adensamento em todo ciclo produtivo.

Foto: Divulgação