Estrutura Urbana

Educação/ Formação e Qualificação

 

O Recife concentra boa parte da base científica e tecnológica do estado.  São 59 instituições de ensino superior, sendo quatro universidades, que ofertam 237 opções de cursos na cidade. Dentre elas estão a Universidade Federal de Pernambuco que acumula diversas premiações, incluindo o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica Nacional, conquistado pelo Centro de Informática na categoria Instituição Científica e Tecnológica, em dezembro de 2011. 

Em 2011, o município contava com 132.227 matriculas no nível superior, sendo 42.152 em universidades públicas. No mesmo ano, 18.195 concluíram a graduação e 6.997 estavam cursando uma pós-graduação stricto sensu. Das 27 instituições com programas de pós-graduação existentes em Pernambuco, 15 (55,5%) estão localizadas na capital. Além disso, a cidade conta com o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães – Fiocruz; Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R); Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP); Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA);  Hemope; Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI); Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) ; IFPE; entre outros. 

Segundo o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), o Recife abriga 74 unidades de ensino técnico, incluindo o Instituto Federal de Educação. De acordo com o censo escolar de 2012, a cidade conta com 386.743 crianças matriculadas na educação básica em 1.118 escolas cadastradas no censo IBGE.

  Instituições de ensino e cursos

 

Graduação

Técnico

Fonte: Ministério da Educação  

CENTROS DE PESQUISA E FORMAÇÃO

Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste

Instituição que tem como missão gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação de recursos humanos e diálogo com a sociedade.

Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães – Fiocruz

Centro que desenvolve trabalhos sistemáticos de pesquisa e de ensino em diversos campos da saúde pública, visando à prevenção e ao controle de enfermidades endêmicas agudas e crônico-degenerativas no Nordeste. 

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R.

Centro privado de inovação que utiliza engenharia avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para solucionar problemas complexos para empresas e indústrias de diversos setores. 

Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP

Centro de referência regional na oferta de soluções tecnológicas para o setor produtivo, visando à modernização e ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco e da Região Nordeste. 

Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA

Empresa pública estadual responsável por gerar e adaptar tecnologia, prestar assistência técnica e extensão rural, realizar obras de infraestrutura hídrica e disponibilizar bens e serviços para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA

Empresa pública federal que atua na viabilização de soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para sustentabilidade da agricultura. 

Fundação Hemope

Organização que atua nos segmentos da hemoterapia e hematologia, através da produção científica, formação qualificada de recursos humanos e prestação de serviços especializados. 

Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE

Centro que desenvolve, introduz e aperfeiçoa inovações tecnológicas com caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social do nordeste, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia. Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes – LAFEPE

Segundo maior laboratório público do Brasil, produz medicamentos a baixo custo para as populações de menor poder aquisitivo. A empresa é a única fabricante do Benznidazol, medicamento que combate o Mal de Chagas. 

Centro Regional de Ciências Nucleares – CRCN/NE

Instituto com o objetivo de levar à sociedade os benefícios da tecnologia nuclear, desenvolvendo e disponibilizando aplicações, produtos e serviços, gerando conhecimento e apoiando a formação de recursos humanos. 

SISTEMA S

É um Sistema formado por organizações criadas pelos setores produtivos (indústria, comércio, agricultura, transportes e cooperativas) para apoio ao desenvolvimento destas atividades através da promoção de cursos e assessoramento; assistência técnica, dentre outros serviços. 

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI

Área de Atuação: educação profissional e aprendizagem industrial, além da prestação de serviços de assistência técnica e tecnológica às empresas industriais. 

Serviço Social da Indústria – SESI

Área de Atuação: promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e de seus dependentes por meio de ações em educação, saúde e lazer. 

Instituto Euvaldo Lodi – IEL

Área de Atuação: capacitação empresarial e do apoio à pesquisa e à inovação tecnológica para o desenvolvimento da indústria. É uma das instituições que encaminha para as ofertas de estágio nível médio, superior e profissionalizante. 

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Área de Atuação: educação profissional para trabalhadores do setor de comércio e serviços. 

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE

Área de Atuação: Auxilia o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e micro empreendedor individual, estimulando o empreendedorismo. 

Serviço Social do Comércio – SESC

Área de Atuação: promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de comércio e serviços. 

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR

Área de Atuação: educação profissional para trabalhadores rurais. 

Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes – SENAT

Área de Atuação: educação profissional para trabalhadores do setor de transportes. 

Serviço Social de Transportes – SEST

Área de Atuação: promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor dos transportes. 

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP

Área de Atuação: aprimoramento e desenvolvimento das cooperativas e capacitação profissional dos cooperados para exercerem funções técnicas e administrativas. 

 Saúde

O Recife conta com um polo médico que é considerado um dos mais importantes do Brasil em qualidade, modernidade e avanço tecnológico. Segundo o IBGE 2010, o município possui 769 estabelecimentos de saúde sendo, 574 privados, seis unidades públicas federais, 15 estaduais e 174 municipais. 

Estabelecimentos de saúde

 Telecomunicação

O Recife conta com a atuação das principais empresas do ramo de telecomunicação. Os serviços de telefonia e internet, tanto móvel como fixa, estão em plena expansão, atendendo às fortes demandas do mercado. Para promover o desenvolvimento das telecomunicações, de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, o município conta com a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.  

Serviços

Bancos e Instituições Financeiras

 Federação Brasileiras de Bancos – FEBRABAN

Bancos associados

 Banco Central do Brasil – BCB

 

Instituições Financeiras em funcionamento no país

Câmbio e Capitais Internacionais

Relação de Dealers de Câmbio

Instituições que atuam no mercado de câmbio

Rede Hoteleira

 Privilegiado por sua localização geográfica em relação aos principais mercados (regional, nacional e internacional), riquezas naturais, cultural e dinâmica econômica, o Recife conta com uma rede hoteleira ampla e preparada para atender as diversas demandas que surgem na cidade. São, aproximadamente, 18 mil leitos em hotéis, flats, pousadas e albergues, com unidades habitacionais adaptadas para cadeirantes, e estruturas e serviços especiais (receptivo, secretaria, escritórios virtuais, eventos etc.) para receber empresários em suas estadias na cidade. A estrutura hoteleira local conta com meios de hospedagem das mais variadas classificações, segundo o IBGE/2011. Os equipamentos hoteleiros do município ficam próximos ao Aeroporto, Terminal Integrado de Passageiros, Estação de Metrô, Porto, Centro de Convenções, Centros Comerciais e Shoppings e outros equipamentos turísticos, assim como das principais rotas turísticas da região, como para a cidade de Olinda; praias do litoral Sul e Norte, e interior do estado de Pernambuco e outros estados.

Hotéis no Recife

Eventos

O Recife foi uma das cidades brasileiras que mais se destacou na realização de eventos internacionais em 2012. O International Congress and Convention Association (ICCA), entidade que gerencia o maior e mais respeitado banco de dados sobre eventos internacionais no mundo, aponta que a cidade foi a 14ª no ranking nacional de reuniões organizadas em diversas áreas como saúde, tecnologia e educação. O resultado reflete o momento positivo no turismo e na economia do município, que se destaca como uma metrópole de serviços de destaque no Nordeste.

Recife desponta no cenário de eventos nacionais e internacionais devido a sua localização geográfica em relação aos principais mercados regionais e mundiais, e a sua infraestrutura e serviços.

Centro de Convenções de Pernambuco