Hospital da Mulher do Recife - Dra. Mercês Pontes Cunha

 

Confira as notícias atualizadas sobre o Hospital da Mulher do Recife

 

O Hospital da Mulher do Recife é a primeira unidade de saúde de grande porte construída na gestão desse município. Foi inaugurada em 10 de maio de 2016, sendo construída e equipada por meio de recursos municipais, estaduais, federais e de emendas parlamentares. O HMR está localizado na BR-101, S/N, no bairro do Curado, instalado em uma área de 30 mil m².

Atende exclusivamente mulheres residentes no Recife. Cuida do público feminino desde a infância (a partir dos 10 anos de idade) até a terceira idade.  O atendimento segue a filosofia da humanização na saúde.

Equipamento da Prefeitura da Cidade do Recife, O Hospital da Mulher do Recife é administrado pelo HCP Gestão, uma Organização Social de Saúde, através de um contrato de gestão. Além do HMR, o HCP Gestão também administra a UPAE do Arruda - Deputado Antônio Luiz Filho.

Ambulatório – Conta com as seguintes especialidades médicas: Obstetrícia; Ginecologia (Geral, Climatério, Infanto-puberal, e Colposcopia); Neonatologia; Cardiologia; Mastologia; Endocrinologia; Psiquiatria; Reumatologia e Dermatologia.  Entre as especialidades não médicas estão: Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social.

O ambulatório dispõe também de Banco de Leite Humano, Planejamento Familiar, Atendimento LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais transgenitalizadas), ambulatório de Egressos, Pré-natal de Alto Risco; Salas de Vacina, de coleta de exames laboratoriais e de curativos.

Outros serviços: Farmácia, Ouvidoria, Agência Transfusional, Serviço de Cartório, Testes (do Pezinho, Orelhinha, Olhinho e Coraçãozinho).

Emergência – Atende urgências obstétricas e ginecológicas

Maternidade – Conta com Centro de Parto Normal (CPN) e Alojamento Conjunto. O CPN conta com três suítes individuais, área de convivência e três salas de pré-parto com dois leitos cada. Segue a filosofia do parto humanizado. Ao todo, o HMR realiza cerca de 400 partos por mês. Destes, entre 75 a 80% são partos normais.

Alojamento Conjunto – No setor ficam internadas as puérperas e seus bebês e pacientes recém-operadas. Conta com 12 Enfermarias com quatro leitos cada, além de dois leitos de Isolamento.

Bloco Cirúrgico – São realizadas cesáreas e cirurgias ginecológicas e dermatológicas.

Centro de Diagnóstico por Imagem – Dotado do mesmo porte de centros instalados em grandes hospitais da cidade, oferta uma ampla variedade de exames. Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Mamografia, Desintometria Óssea, Ultrassonografias e Raio X.

Casas das Mães – Residência provisória que funciona dentro do Hospital da Mulher do Recife. Recebe mães e/ou bebês que tiveram alta da maternidade, mas que ainda precisam de proximidade dos serviços de saúde. A Casa possui 20 leitos, conta uma equipe multiprofissional (psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem e pedagoga) e está amparada por toda estrutura hospitalar.

Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos - Inaugurado em 15 de julho de 2016, oferece à vítima de agressão uma linha completa de cuidados, que vai do atendimento médico e equipe multidisciplinar até à perícia do IML e boletim de ocorrência (se a mulher assim desejar). O centro funciona 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano, e está disponível para livre demanda de todas as mulheres do Estado, a partir dos dez anos de idade.

Para ser atendido no Hospital da Mulher – O caminho é sempre através da Atenção Básica. O acesso das usuárias obedece o fluxo de marcação estabelecido pela Regulação do município, respeitando sempre a ordem cronológica da solicitação e a classificação de risco, estabelecida pelo profissional de saúde. Concluído o agendamento, a usuária é comunicada por meio de SMS, contato telefônico ou pela própria unidade solicitante.

A exceção é o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência, que funciona por demanda espontânea, com livre acesso. O Centro também é o único setor que atende mulheres de todo o Estado.

 

SERVIÇO:

Horário de Funcionamento: Aberto 24 horas

Endereço: BR- 101, S/N, bairro do Curado (Em frente a Ceasa). Recife – PE

Telefone: PABX – (81) 2011 - 0100

Diretora Geral – Dra. Isabela Coutinho

Superintendente Geral do HCP Gestão – Filipe Bitu

E-mail: ouvidoria@hmr.org.br