Logística

Um importante local para a estruturação da cadeia produtiva da logística é a cidade do Recife, que possui uma localização estratégica para recebimento e distribuição de cargas. A logística é um sistema com atividades que se articulam em torno dos transportes, armazenamento e distribuição de produtos e serviços ao consumidor final. Este sistema inclui procedimentos de pedidos, manuseio de materiais, sistemas de operação, tecnologia via satélite, e concepção de soluções tecnológicas.

Diversas iniciativas estão sendo tomadas para a ampliação do sistema logístico. A construção da Transnordestina e da plataforma logística multimodal de Salgueiro são duas destas iniciativas, em Pernambuco, que refletirão diretamente na economia local. Esses dois projetos quando concluídos irão ampliar o escoamento da produção pela região Nordeste.

As rotas aéreas e aquáticas são as principais opções para a logística internacional, tendo a localização privilegiada do município como um facilitador para a ligação entre os principais portos e aeroportos do mundo. O Recife e Região Metropolitana contam com um aeroporto e dois portos (do Recife e de Suape) internacionais. O Complexo Industrial e Portuário de Suape é o mais completo polo para a localização de negócios industriais e portuários da Região Nordeste. Dispondo de uma infraestrutura para atender necessidades dos mais diversos empreendimentos, Suape tem atraído um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países.

Foto: Heriodo Goes/Divulgação