Panorama econômico e inovação no município do Recife

 

O município do Recife é o núcleo básico da Região Metropolitana, formada por 13 municípios articulados pela capital do Estado de Pernambuco, concentrando a malha urbana metropolitana e as principais atividades produtivas e de serviços. Com uma população estimada de 1,53 milhões de habitantes (2013) e uma área de 217 Km², o município é responsável por 41% da população e 49% do PIB da RMR (31,5% do PIB do Estado de Pernambuco), formando um aglomerado econômico de grande densidade e liderança regional.

Desta forma, o município do Recife é o centro logístico e de serviços do Nordeste Oriental, principalmente dos eixos João Pessoa-Ipojuca-Caruaru-Campina Grande. Neste polígono, de até 300 quilômetros de raio do Recife, se concentra uma população de mais de cinco milhões de habitantes, formando um amplo mercado consumidor e uma estrutura produtiva diversificada, aliada a um bom nível de competitividade econômica (infraestrutura, logística e centros de pesquisas). Na medida em que se amplia o arco para 800 quilômetros de raio, a capacidade irradiadora do município do Recife também aumenta, chegando a 20 milhões de habitantes, correspondendo a cerca de 90% do PIB do Nordeste.

O Recife articula uma ampla área do sistema urbano regional, constituindo uma Metrópole Nacional na rede de cidades situada no Nordeste, tendo a maior densidade e abrangência da estrutura urbana. Como metrópole nacional e pela sua posição geográfica, a capital de Pernambuco organiza a rede de cidades com grande capacidade logística, serviços avançados, e centros universitários e de pesquisa com excelência.