Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD)

Secretária

Ana Rita Suassuna,  assistente Social

 

 

Compõe o secretariado da Prefeitura do Recife desde 2013, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Participa da Comissão Intergestores Tripartite - CIT representando o Colegiado Nacional dos Gestores da Assistência Social (CONGEMAS) e é atual presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS). Trabalha pelo fortalecimento e consolidação dos serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial, além de ser responsável pelo desenvolvimento das Políticas de Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas em âmbito municipal. 

 

SOBRE A SECRETARIA

A Secretaria Executiva de Assistência Social é responsável por coordenar a política de assistência social, bem como planejar, dirigir e orientar a execução das atividades para a prestação de serviços socioassistenciais, observando as diretrizes e deliberações das instâncias superiores. É papel dessa executiva assessorar diretamente a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e o Prefeito da Cidade na definição de estratégias dessa política pública. Além disso, aprovar a proposta orçamentária da Secretaria e do Fundo Municipal de Assistência Social, a ser encaminhada para apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social. Também, promover um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade civil organizada, visando ao desenvolvimento de serviços, programas e projetos sob as bases do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Executiva de Assistência Social – Geruza Bernardete de Moura Felizardo

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos tem por atribuição coordenar, articular, planejar, propor e executar a política municipal de Direitos Humanos e promoção da cidadania, visando a defesa, promoção e garantia dos direitos fundamentais individuais e coletivos, assim como assessorar a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude, Políticas Sobre Drogas nos assuntos de competência de sua pasta. Cabe à Secretaria Executiva de Direitos Humanos a responsabilidade por desenvolver as políticas públicas da criança e do adolescente, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, igualdade étnico-racial e da população LGBTI+, da Mediação de Conflitos, da Memória e Verdade, integrando-as com as demais secretarias da administração municipal e políticas públicas atuando no fortalecimento e articulação da rede de proteção visando a implementação de ações afirmativas e serviços que assegurem os direitos de grupos vulnerabilizados contra todo tipo de violência, além de consolidar os espaços de controle social das políticas de Direitos Humanos em articulação com a sociedade civil.

Executiva de Direitos Humanos -Elizabete de Sousa Godinho

ASecretaria Executiva de Juventude do Recife(SEJUV Recife) foi instituída em dezembro de 2016, mediante uma reforma administrativa, com o papel de articular os atores da sociedade civil e do poder público para planejar, elaborar, monitorar, avaliar e executar políticas de juventude em prol da garantia dos direitos juvenis. É referência nacional por desenvolver um trabalho consistente de qualificação das políticas públicas de juventude nos territórios da cidade, a partir do reconhecimento da diversidade das juventudes, dimensões que se intercruzam, como local de moradia, gênero, raça/cor, renda e escolaridade. Para isso, possui estruturas importantes que contribuem com a institucionalização do sistema municipal de juventude, destacando-se o Conselho de Juventude, o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude e o Plano Municipal de Juventude.

A Secretaria Executiva de Juventude possui quatro estratégias macro que norteiam a sua atuação:

Da articulação intersetorial: articular, monitorar e fomentar políticas públicas de âmbito estatal;

Da articulação social: articular, fomentar e acompanhar a atuação de setores no âmbito da sociedade civil;

Da gestão de conhecimento: fortalecer a estratégia, o monitoramento e a mobilização de recursos como, também, apoiar processos de criação de conhecimento e de sistematização acerca das PPJs;   

Da comunicação: disseminar, de forma eficaz, informações sobre projetos, programas e ações da Prefeitura do Recife para garantir os direitos juvenis no Recife, conforme preconiza o estatuto da juventude.

Executiva de Juventude - Marcone Ribeiro do Nascimento Filho

A Secretaria Executiva de Política sobre Drogas compete planejar, propor, articular, executar e coordenar a Política Municipal sobre Drogas, além de firmar contratos, celebrar convênios, acordos, ajustes e demais instrumentos congêneres com entidades, instituições ou organismo do Município e na área de suas competências. Também, cabe assessorar a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos nos assuntos de competência de sua pasta e definir e estabelecer diretrizes e normas de organização interna referentes no âmbito das políticas sobre drogas. Além disso, executar as ações relativas à Política Nacional sobre Drogas e a Programas Municipais de Políticas sobre Drogas e organizar informações, acompanhar Fóruns e promover atividades de cooperação técnica, científica, tecnológica e financeira que tratem de Políticas sobre Drogas.

 

ENDEREÇO:

6º andar – Prefeitura do Recife

Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife/PE, CEP: 50030-903

 

CONTATO:

Fone: (81) 3355-8742/8282

E-mail: secretaria.sdsdhjpd@recife.pe.gov.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 8:00 às 17:00

 

Organograma – atualizado em abril de 2024

Legislação – atualizado em abril de 2024

Equipamentos – atualizado em abril de 2024

Planilha de Identificação Organizacional – atualizado em abril de 2024

 

Links de serviços para acesso rápido (Conecta Recife)

Serviços Socioassistenciais

 

CRAS

Solicitar atendimento para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social (PAIF)

 

CREAS

Solicitar atendimento especializado para famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (PAEFI)

 

Centro POP

Solicitar atendimento para pessoa em situação de rua

 

Serviços de acolhimento institucional e familiar

Solicitar acolhimento familiar - Família Acolhedora

Acessar serviço de acolhimento para crianças e adolescentes de 18 anos incompletos

Acessar serviço de acolhimento para adolescentes de 12 a 18 anos incompletos em situação de rua

Acessar serviço de acolhimento institucional para pessoas idosas

Acessar serviço de acolhimento institucional para adultos e famílias

Acessar serviço de acolhimento no abrigo noturno Irmã Dulce

Serviços de Direitos Humanos

Realizar denúncia de LGBTFOBIA

Conselhos Tutelares

Solicitar atendimento para crianças e adolescentes 

Serviços de Políticas sobre Drogas

Solicitar atendimento para políticas sobre drogas (SEPOD)