Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

Secretária

Ana Rita Suassuna,  assistente Social

 

 

No governo do Estado exerceu a função de secretária-executiva de Desenvolvimento e Assistência Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. É responsável pela consolidação e fortalecimento do setor em Pernambuco, por meio da implementação dos programas e serviços da rede socioassistencial. Desde 2013 é secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.

Sobre a secretaria

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos - SDSJPDDH foi criada pela Lei 18.291/2016. É um órgão da administração direta municipal responsável pelo planejamento, coordenação, articulação, execução e controle das políticas públicas, representadas pelas Secretarias Executivas de Assistência Social, de Juventude, de Políticas Sobre Drogas e de Direitos Humanos.  

Secretaria  Executiva de Assistência Social: Promove a proteção social para redução das desigualdades e inclusão social e produtiva das pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.  Desenvolve suas ações através de uma  rede articulada de serviços que têm como foco à família. Essa rede é composta pelos Centros de Referência da Assistência Social- Cras, Centros de Referência Especializado da Assistência Social - Creas, Centros Especializados para População em situação de Rua, Casas de Acolhimento para adultos, crianças, adolescente e idosos, além de vários programas  e ações.  

Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas: Promove as políticas públicas voltadas para o tema com base em três pilares: prevenção, cuidado e reinserção social.  O Pilar Prevenção tem como objetivo Mobilizar a sociedade como um todo, acionando os ativos e atores sociais, construindo projetos estratégicos para a diminuição da vulnerabilidade social com consequência direta à prevenção do uso e abuso de drogas. O Pilar Cuidado tem o objetivo oferecer cuidado através de estratégias de redução de danos e de acolhimento sistemático ou intensivo para pessoas que fazem uso e/ou abuso de substâncias psicoativas, garantindo, prioritariamente, a promoção da autonomia e dos direitos humanos. O Pilar da Reinserção  tem o objetivo de preparar, apoiar e encaminhar o usuário para uma atuação construtiva para com a sociedade, respeitando sua singularidade,desenvolvendo sua interdependência social nos diversos campos de atuação como família, grupos, trabalho e vislumbrando resultados para o hoje como também para sua posteridade.

Secretaria Executiva de Juventude: Promove a articulação de atores estratégicos, monitora e fomenta a execução de políticas públicas de juventude que garantam os direitos juvenis no Recife. O trabalho de articulação é a essência do desenho institucional desta Secretaria em prol do desenvolvimento das Políticas Públicas de Juventude (PPJs), que exige a dimensão do diálogo intersetorial com os diferentes setores da sociedade civil e do poder público, conforme determinado pelo Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852/ 2013.  A estratégia dessa Executiva é trabalhar com três eixos de atuação para fortalecer as PPJs no município:  1. articulação intersetorial possui o intuito de promover o diálogo direto com o poder público para executar as PPJs de forma consistente;  2. articulação social que desenvolve o diálogo direto com a sociedade civil para fomentar a participação social com o fim de monitorar e planejar as PPJs em favor da garantia dos direitos das juventudes do Recife;   3. gestão de conhecimento tem o propósito de trabalhar a produção de conhecimento e o monitoramento da estratégia da Secretaria para qualificar o trabalho da Sejuv. 

Secretaria Executiva de Direitos Humanos: Atua na defesa, promoção e garantia dos direitos fundamentais individuais e coletivos no desenvolvimento das políticas públicas da criança e adolescente, pessoa idosa, pessoa com deficiência, população negra e população LGBT, com dois centros que oferecem apoio à população nas áreas de violação de direitos humanos e da cidadania LGBT.

 

Endereço

6º andar – Prefeitura do Recife

Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife / PE

CEP:  50030-903

Contato

Fone 1: (81) 3355.8135

Funcionamento: 8h às 18h

Acesse mais contatos e horários da Prefeitura do Recife

Organograma - atualizado em maio de 2019

 

Documentos para download

 

Editais