Secretaria de Esportes - SESP

Secretário

 

Rodrigo Coutinho

 

É vereador do Recife eleito pela segunda vez consecutiva. Na Câmara Municipal, elaborou projetos de incentivo ao esporte universitário, bem como a inclusão de artes marciais na rede municipal de ensino. Presidiu a Comissão do Plano Diretor da Cidade e a Comissão de Planejamento e Obras, onde acompanhou de perto iniciativas importantes, como a requalificação do Geraldão, e interviu para a construção de quadras em bairros mais carentes, a exemplo do Coque, Campina do Barreto e Ilha de Deus, além de atuar pela implantação da primeira quadra de Futebol Society na UR2- Ibura, para ajudar a inserção de jovens nos esportes. Rodrigo também é oficial de cavalaria e foi atleta de hipismo por sete anos, onde ganhou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Hipismo por equipe em 2007.

  

INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS DA SECRETARIA DE ESPORTES

A Secretaria de Esportes tem a atribuição e responsabilidade de coordenar ações e políticas públicas com foco na difusão de atividades esportivas amadoras e profissionais nas suas diversas modalidades no âmbito da Cidade do Recife, além de buscar, promover e incentivar intercâmbios com organizações e instituições de caráter esportivo, nacionais e/ou internacionais, visando oportunizar o crescimento dos atletas e fomentar o incentivo ao esporte, além de gerenciar equipamentos públicos do ramo esportivo da cidade, tais como o Ginásio de Esporte Geraldo Magalhães - Geraldão, as Academias da Cidade e os novos Gramadões que vem sendo construídos por toda a Cidade do Recife.

 

A Secretaria de Esportes é subdividida em três Secretarias Executivas e uma Gerência Geral, sendo elas:

 

- A Secretaria Executiva de Infraestrutura, que tem como Secretário Executivo, João Marcelo Heráclio do Rêgo, cuja função é assessorar e assistir o Secretário de Esportes na definição de diretrizes, planejamento estratégico, coordenação e supervisão das atividades das gerências integrantes de sua estrutura. Além de supervisionar e coordenar as atividades relacionadas diretamente à sua área, substituindo em suas competências, por designação do prefeito, o Secretário de Esportes. Possuindo como atribuição planejar, executar e acompanhar obras realizadas na cidade do Recife abrangendo o desporto educacional de participação, rendimento e inclusão. Com o intuito de gerar oportunidades sociais e a promoção da saúde através do incentivo da prática de atividades físicas, realizando reuniões estratégicas com equipe de engenharia, arquitetura e planejamento para alinhar os projetos e convênios que estão sob a gestão da SESP bem como acompanhar os planos operativos e o monitoramento do prefeito. Por fim, tem ainda como atribuição ampliar interlocução entre a Secretaria de Esportes e os demais órgãos de acordo com as necessidades da SESP e determinações do Secretário de Esportes;

 

- A Secretaria Executiva de Fomento ao Esporte, que tem como Secretário Executivo Gabriel Perrusi, cuja função é assessorar e assistir o Secretário de Esportes na definição de diretrizes, planejamento estratégico, coordenação e supervisão das atividades das gerências integrantes de sua estrutura. Além de supervisionar e coordenar as atividades relacionadas diretamente à sua área, substituindo em suas competências, por designação do prefeito, o Secretário de Esportes. Possuindo como atribuição promover políticas públicas voltadas à projetos inovadores, abrangendo o desporto educacional de participação, rendimento e inclusão. Com o intuito de gerar oportunidades sociais e a promoção da saúde através do incentivo da prática de atividades físicas, realizando reuniões com sua equipe para alinhar as demandas da pasta, ampliando a interlocução entre a Secretaria de Esportes e os demais órgãos de acordo com as necessidades da SESP e determinações do Secretário de Esportes;

 

- A Secretaria Executiva de Esportes, que tem como responsável Carlos Romero Barradas da Fonte, cuja função é formular e implementar a política de esportes e lazer do Recife, nas suas manifestações educacional, participação e de alto rendimento; estabelecer as diretrizes e metas que assegurem a implantação e implementação da política de esporte e lazer do Recife; disponibilizar materiais esportivos, espaços públicos e profissionais de educação física para a execução eficaz das ações governamentais esportivas. Além de supervisionar e coordenar as atividades relacionadas à sua área, através dos projetos esportivos de governo da Secretaria de Esportes, tais como: Recife Ativo, Esporte É Fundamental, Esporte de Rendimento, Gol Recife, Recife Bom de Bola, TEAativo e Centro de Referência Paralímpico, além de diversos eventos esportivos.

 

- Por sua vez, a Gerência Geral de Administração tem como gerente geral Erivaldo José Coutinho dos Santos, cuja função da aludida gerência é garantir a excepcionalidade no serviço prestado pelas demais gerências que compõem a SESP, tais como gerência jurídica, de finanças e administrativa, a fim de auxiliar a gestão no funcionamento da Secretaria.

 

A gerência jurídica atua para viabilizar a execução dos projetos de interesse da Secretaria de Esportes. Como área meio, a equipe atende, dando suporte técnico/operacional e consultivo para as áreas fins, com vistas ao amparo jurídico das propostas implementadas pela gestão. O trabalho da GJUR tem abrangência sistêmica, dando amparo não apenas ao Secretário, mas também à Secretaria Executiva de Esportes, Secretaria Executiva de Infraestrutura, Secretaria de Fomento, Gerências Gerais e demais gerências, ou seja, todos os processos de interesse da Secretaria de Esportes passam pelo Jurídico. A título exemplificativo, são atribuições da GJUR: dar suporte aos projetos designados pelo Secretário; assessorar todas as Secretarias Executivas nos assuntos atinentes a revisão de Termos de Referência, análise prévia de Processos Licitatórios em todas as suas fases, análise prévia e condução de processos de Seleção Simplificada, análise prévia e condução de Chamamento Público, gestão jurídica de todos os Contratos da Secretaria, elaboração de respostas e notificações aos órgãos de Controle Externo e Interno, bem como elaboração de preceres de assuntos diversos, além de controle e alimentação do Sistema e-TCE – LICON, SAGRES, emissão de Portarias, elaboração de publicações de todos os atos da Secretaria de Esportes, entre outros.

A gerência de finanças tem como responsabilidade garantir a adequada gestão dos recursos financeiros, visando atender às necessidades da instituição de forma eficiente, transparente e em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos. Isso inclui desde a elaboração do orçamento na reunião de pactuação e a execução do orçamento até o controle das despesas, a prestação de contas e o planejamento financeiro de médio e longo prazo. A aludida gerência também é responsável por fornecer informações financeiras precisas e oportunas para apoiar a tomada de decisões estratégicas e garantir a sustentabilidade financeira da secretaria, tendo como principais atribuições a elaboração e execução do orçamento público, seguindo as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente; o gerenciamento dos recursos financeiros; o controle e monitoramento das despesas, garantindo a transparência e a prestação de contas; a análise financeira para identificar possíveis melhorias na gestão dos recursos públicos; a prestação de informações financeiras para órgãos de controle externo; a implementação de medidas para garantir a conformidade com as normas e regulamentos fiscais e contábeis; o planejamento financeiro de médio e longo prazo; a coordenação da execução dos programas e projetos do órgão, garantindo que estejam alinhados com as disponibilidades financeiras; o acompanhamento e avaliação do desempenho financeiro do órgão, por meio de indicadores e relatórios gerenciais; a participação em processos de auditoria interna e externa; o desenvolvimento e atualização de políticas e procedimentos financeiros, visando melhorar a eficiência e a transparência na gestão dos recursos públicos; e a capacitação e treinamento da equipe financeira, garantindo que estejam atualizados sobre as melhores práticas e regulamentações vigentes.

 

Por último, a gerência administrativa tem como principais responsabilidades a gestão dos recursos humanos, gestão da frota de veículos que atendem à SESP, e a gestão dos equipamentos de informática, visando atender às necessidades de forma eficiente, transparente e em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos. Isso inclui desde o acompanhamento dos contratos administrativos com as terceirizadas de pessoal, estagiários, locação de veículos, controle de combustível e de informática, além do almoxarifado e controle de aquisição de material de expediente. Fica também a cargo dessa gerencia fornecer informações financeiras precisas para a gerência financeira da Secretaria.

 

 

 

Endereço

Avenida Cais do Apolo, 925 - 7º Andar

Bairro do Recife - Recife/PE - CEP: 50050-450

 

Contato

Fone: (81) 3355-8633

Fone: (81) 3355-8260

 

E-mail

esportes.imprensa@recife.pe.gov.br

 

Horário de funcionamento: 8h às 18h

 

 

Organograma - atualizado em abril/24

Legislação da secretaria

Conselhos da secretaria

 

Missão:

Fomentar o desporto educacional, de participação, rendimento e inclusão com políticas públicas que gerem oportunidades sociais e promova a melhoria da saúde através da atividade física.  

Visão:

Ser referência nacional em políticas públicas inovadoras, de impacto social voltadas para prática esportiva.  

Valores:

  • Transparência
  • Respeito ao cidadão
  • Comprometimento
  • Inovação Gestão por resultados
  • Efetividade 

Política da Qualidade:

A SESP tem como compromisso capacitar a sua equipe, priorizando a excelência dos serviços de esporte na cidade e as melhorias contínuas dos processos de gestão, atendendo a legislação aplicável, as expectativas e as necessidades da população e das partes Interessadas. 

 

EDITAIS 2023

 

EDITAIS 2022

 

EDITAIS 2020

 

EDITAIS 2019

 

EDITAIS 2018

 

 EDITAIS 2017