SECRETARIA-EXECUTIVA DE INOVAÇÃO URBANA

Secretário

Tullio Ponzi, advogado

Tullio Ponzi, 34 anos, é o Secretário Executivo de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife e idealizador do Programa Mais Vida nos Morros. Advogado; participou do Emerging Leaders Program 2013 da Harvard Kennedy School of Government; é Líder RAPS Brasil 2019 - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade; estudou políticas públicas na The University of Chicago - Harris School of Public Policies; e formou-se em Liderança e Desenvolvimento Infantil pela Harvard University como bolsista da Bernard Van Leer Foundation. Foi Secretário Executivo de Coordenação Geral da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Recife e Chefe de Gabinete da SEPLAG do Governo do Estado de Pernambuco e também acumula experiências prévias no Porto de Suape e como diretor administrativo da intervenção do Estado no Hospital de Câncer de Pernambuco.

Sobre a Secretaria Executiva de Inovação Urbana

A Secretaria Executiva de Inovação Urbana foi criada com a missão de promover soluções urbanas e prototipar políticas públicas que reinventem a relação do cidadão com a cidade através do protagonismo do cidadão, estimulando a vontade do recifense de fazer a diferença e inspirando ainda quem vai fazer. O objetivo é consolidar uma política pública inovadora que fomente o amor pela cidade, o sentimento de pertencimento, a pedagogia urbana, a cidadania ativa, a integração socioeconômica e a primeira infância.

O Mais Vida nos Morros, seu principal programa, é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação de soluções até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em abril de 2016, promove ações que visam estimular uma mudança de comportamento onde o cidadão exerça a cidadania reivindicando, cobrando e sendo também parte integrante da solução. Atualmente o programa beneficia mais de 22 mil recifenses, em 45 áreas espalhadas em 27 comunidades da cidade do Recife. O Mais Vida nos Morros vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. E conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.

Rua da Aurora, n° 2000, Boa Vista

Telefone: 81 3355.6613