NOTÍCIAS

Cultura | 05.11.12 - 16h13

Começa a VII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife

[caption id="attachment_27986" align="alignleft" width="334"] A abertura do evento contou com a participação do secretário de Ciência e Tecnologia, José Bertotti. Foto: Carlos Augusto[/caption]

Abertura do evento aconteceu nesta segunda (05) no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire

Teve início nesta segunda (05), às 9h, no Centro Paulo Freire, a sétima edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMTC) que, neste ano, traz o tema O Recife e as energias sustentáveis. Cerca de 100 estudantes acompanharam a abertura oficial com o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, a secretaria executiva de Educação, Irenice Bezerra, o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão e o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Antonio Carlos Miranda. O encontro segue até a próxima quinta-feira (08)

A secretária executiva da Educação, Irenice Bezerra, fez questão de ressaltar a importância da SMCT para os alunos da rede: “Somos parceiros da Secretaria de Ciência e Tecnologia nesta atividade, porque compreendemos que não é apenas em sala de aula que os alunos podem ter contato com o conteúdo escolar. Em encontros como este os estudantes têm acesso a conteúdos e podem se apropriar de mais conhecimentos. Por isso, investimos mais a cada ano na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e ampliamos nossa parceria com a SCTDE em outras políticas públicas de ciência e tecnologia”.

O público alvo da SMCT são os professores e alunos da rede municipal de ensino do Recife. O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, falou sobre a importância dos alunos participarem das atividades da SMCT e aproveitou para falar sobre a implantação do Parque Científico e Cultural do Jiquiá: “É fundamental para a divulgação e popularização da ciência que mais estudantes e professores participem de encontros como a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, mas também são importantes os espaços permanentes de C&T. E quero aproveitar a ocasião para dizer que o Recife já tomou a iniciativa de garantir uma área especial para a ciência e já colocou em curso na cidade a implantação do Parque do Jiquiá, que disponibilizará para os recifenses um planetário, um museu de ciências, entre outros equipamentos”.

Os estudantes ficaram muito empolgados quando o Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Antonio Carlos Miranda, anunciou que todos os dias, à noite, haverá observação do céu com telescópios e lunetas com objetivo de demonstrar como a poluição luminosa atrapalha a contemplação no céu das estrelas, da lua.

Já o diretor do Espaço Ciência, professor Antonio Carlos Pavão, aproveitou a tão divulgada data para o final do mundo que, segundo os boatos, aconteceria em 21 de dezembro para desmistificar crendices e realçar para os alunos a importância da ciência: “Quem divulga essa informação não são os cientistas. Não há fundamentação científica para ela. A ciência nos dá informações confiáveis. É importante o auxílio da ciência para não nos deixemos levar por falácias como essa”. E finalizou dizendo: “ A ciência está aí para o benefício de todos, para termos os instrumentos para construir um mundo mais solidário e agradável para todos. A produção do conhecimento é socializada e sua apropriação também deve ser assim”.
Depois da abertura oficial da SMCT, aconteceu uma aula-espetáculo do projeto Somos Todos Cientistas.

A Semana Municipal da Ciência e Tecnologia faz parte do calendário anual do Município e foi instituída em setembro de 2006 pela Lei Municipal 17.253/2006. Ela tem o objetivo de divulgar, popularizar, mobilizar as pessoas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

A SMCT 2012 faz referência ao Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos e acompanha o tema da Semana Nacional – Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza – que divulga os compromissos assumidos por diversos países durante a Conferência Rio + 20, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação conta com oficinas, palestras, observação do céu com telescópios e acompanhamento de monitores e exposições direcionadas a alunos da rede municipal.

Nesta edição está sendo promovido, também, um concurso entre as escolas municipais para apresentação de projetos de sustentabilidade nas escolas, incentivando ações de preservação do meio ambiente. Cada instituição de ensino fará uma pré-seleção dos trabalhos que serão expostos na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. A VII SMCT conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; do Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia; do Espaço Ciência; da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE); da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); do Museu de Ciências Nucleares; e do Grupo Moléculas Animadas.

Confira AQUI a programação completa da VII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia