NOTÍCIAS

Cultura | 07.11.12 - 16h02

Estudante de escola municipal é semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa

[caption id="attachment_28184" align="alignleft" width="334"] A estudante Rebecca Thais de Oliveira Silva é semifinalista na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Foto: Irandio Souza[/caption]

A estudante Rebecca Thais de Oliveira Silva, do 8º ano, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, é semifinalista na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero Memórias literárias. Com o texto Um mar de saudades, Rebecca é uma das cinco estudantes selecionadas na Etapa Estadual para representar Pernambuco, em São Paulo, entre 12 e 14 de novembro.

Esta é a segunda vez que a escola municipal se destaca em uma semifinal do concurso. Em 2010, a aluna Rita de Cássia Conceição Menezes de Lira participou de oficinas de escrita, em Belo Horizonte, juntamente com a professora Maria Solange de Lira.

Participam do concurso nacional professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias: Poema (5º e 6º anos); Memórias (7º e 8º anos); Crônica no 9º ano e 1º ano Ensino Médio; Artigo de opinião no 2º e 3º anos Ensino Médio. A Olimpíada de Língua Portuguesa promove um concurso de produção de textos que premia os melhores textos de alunos de escolas públicas de todo o País. O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social.

“O resultado do concurso é importante para estimular, ainda mais, outros estudantes para o hábito da leitura e da escrita, além do reconhecimento do trabalho desenvolvido. A escola promove diversos projetos e atividades de leitura, feiras de conhecimentos, exposições culturais e trabalhos variados na biblioteca da escola”, destaca a gestora da escola, Vilma Morais.

Incentivo à leitura - A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, mantém em permanência o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, iniciativa que incentiva a leitura de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, desde o berçário – com contação de histórias e livrinhos usados durante o banho. A Rede Municipal de Ensino possui 166 bibliotecas escolares, sendo 20 inauguradas nos últimos quatro anos. 40 oferecem Cantinhos de Leitura e nove possuem salas de leitura. Contando com a biblioteca do professor, no Centro Paulo Freire, são 168 espaços de leitura e consulta de livros.

O Programa Manuel Bandeira de formação de leitores, entre outras atividades, distribui kits com livros infanto-juvenis paradidáticos aos estudantes das escolas municipais. De 2009 a 2011 foram adquiridos e distribuídos 1.518.290 exemplares, um investimento de mais de R$36 milhões. A novidade em 2012 foi a distribuição do kit de Livros do Professor, com 35 títulos, e Kits para as Bibliotecas, com mais de 500 volumes.

Veja o texto de Rebecca Thais aqui