NOTÍCIAS

Cultura | 01.02.13 - 13h59

Prefeito faz balanço do primeiro mês de gestão durante início da Legislatura na CMR

Geraldo Julio faz balanço do primeiro mês de gestão durante início da Legislatura na CMR (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio faz balanço do primeiro mês de gestão durante início da Legislatura na CMR (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta sexta-feira (1º), do início 16ª Legislatura na Câmara Municipal do Recife. O gestor recifense leu a mensagem do Executivo fazendo um balanço do seu primeiro mês de governo e apontando as expectativas para 2013. Geraldo ainda reforçou seu desejo de manter, com o Poder Legislativo, uma relação institucional de respeito durante todo o mandato. A solenidade, realizada no plenário da Casa José Mariano, está prevista no artigo 54, inciso VII, da Lei Orgânica do Município.

“Eu quero reiterar o compromisso para uma gestão democrática e popular. Nos primeiros 30 dias de governo, nós estabelecemos as primeiras metas e iniciamos uma série de intervenções pela cidade, além de consolidarmos a integração com os governos Estadual e Federal”, afirmou Geraldo, depois de elencar as ações desenvolvidas durante o mês de janeiro, com base nos cinco eixos que formam o seu programa de governo.

No eixo “Organizando a Cidade”, Geraldo destacou o início da “Operação Faxina Geral”, a limpeza do canal do Arruda, a requalificação dos Parques 13 de Maio e da Jaqueira, o lançamento do projeto “Praia Limpa”, além da reunião com casas noturnas para cumprimento de normas de controle urbano e a segurança dos frequentadores. O prefeito também elencou início do recapeamento das principais vias da cidade, a inspeção e retomada dos trabalhos da Via Mangue e a integração com o projeto do Governo do Estado “Rios da Gente”, que garantirá, por parte da Prefeitura, a construção de 832 moradias.

Já no eixo “Qualificando os Serviços”, o destaque ficou por conta das reformas na rede escolar, da destinação para a educação dos royalties oriundos da exploração do pré-sal, da cessão do terreno e projeto básico para a construção do primeiro Hospital da Mulher do Recife, do início da construção das primeiras quatro Upinhas 24h e da contratação de 132 agentes de saúde. O prefeito falou ainda do lançamento do Centro Comunitário da Paz e da captação de recursos, junto ao Governo Federal, para reforma do Geraldão.

Terceiro eixo, “Direitos Humanos, proteção e emancipação social” também foi alvo da atuação da PCR em janeiro. Geraldo fez questão de ressaltar a reforma na Rede de Acolhimento, e visitar as instituições que vão receber todos os recursos arrecadados com a venda de ingressos do Baile Municipal do Recife. No eixo “Multiplicando as oportunidades”, o prefeito enfatizou a aprovação do marco legal necessário para a ampliação da capacidade de investimentos do Recife, através das Parcerias Público-Privadas (PPP's); além da inauguração de um banco pernambucano no bairro do Recife e o projeto “Recife Digital”.

Para finalizar, no eixo “Profissionalizando a Gestão”, o prefeito citou a criação da carreira de analista de gestão, a nomeação dos 22 gestores de monitoramento e a reunião com os prefeitos da Região Metropolitana, que culminou com a criação do “Pacto Metropolitano" entre os gestores.

RESPEITO - Geraldo Julio enalteceu os vereadores e disse que sua relação com o Poder em questão será de muito respeito. “É importante que a Câmara cumpra o seu papel de representar a população diante do Executivo, analisar os projetos, fazer as proposições de melhoria das ações da Prefeitura e fiscalizar. Tudo isso é necessário para que a gente tenha uma democracia atuante e permanente”, enfatizou Geraldo.

Coube ao Líder do Governo da Câmara, vereador Gilberto Alves, destacar a satisfação que sente em “liderar um grupo expressivo de parlamentares”. “Nos últimos 30 dias, foi possível sentir a atitude de Geraldo de por em prática o programa de governo. Quem anda pela cidade percebe que o slogan ‘trabalho, trabalho e trabalho’ não foi mais uma promessa de campanha”, cravou.

Antes da solenidade, uma comissão formada pelos vereadores Almir Fernando, Aline Mariano e Isabella de Roldão ficou encarregada de conduzir o prefeito até o plenário. Para marcar o evento, presidente da Casa José Mariano, vereador Vicente André Gomes, entregou ao socialista um broche da CMR.

Leia a mensagem na íntegra feita por Geraldo Julio.