Procuradoria-Geral do Município

NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 03.04.20 - 13h32

Plataforma Quero Impactar faz campanha para arrecadar recursos para fundo do idoso

Recursos serão utilizados para a aquisição de equipamentos para conter o avanço do Coronavírus (Covid-19)

 

A Plataforma Quero Impactar, da Prefeitura do Recife, está fazendo uma campanha para arrecadar recursos para os idosos infectados com o novo coronavírus. A arrecadação será destinada à compra de equipamentos de proteção individual e médico-hospitalares, para o suporte no atendimento a pacientes acima de 60 anos com Covid-19. A ajuda pode ser realizada com a doação de até 6% do Imposto de Renda devido, a ser abatido na declaração do próximo ano. 

Para fazer uma doação, basta preencher o formulário disponível na Plataforma Quero Impactar no endereço https://queroimpactar.com.br/projeto/fundo-municipal-do-idoso/ e emitir o boleto em favor do Fundo Municipal do Idoso.

Já no caso de Pessoa Jurídica, a doação pode ser tributada pelo lucro real a ser abatido na declaração com  1% do Imposto de Renda devido apurado trimestralmente. A contribuição pode ser de quanto o doador puder. 

Quero Impactar - A iniciativa consiste em um financiamento coletivo (crowdfuding ou vaquinha virtual) em que o cidadão e empresas poderão doar recursos financeiros por duas modalidades: por parte do Imposto de Renda (IR) e a fundo perdido (sem benefício fiscal) a iniciativas ligadas à cultura, esportes e políticas para crianças, idosos e pessoas com deficiência, sem que o contribuinte tenha qualquer gasto adicional, pois o recurso é parte do que já seria pago no IR. Dessa forma, é resolvido um problema histórico que é a desconfiança por parte do doador frente à ausência de projetos sérios e transparentes aptos a receber apoio.

Para obter benefícios fiscais, podem ser doados até 6% do imposto de renda das pessoas físicas que fizer a declaração completa. Desse percentual, 6% podem ir para qualquer uma das áreas de Cultura, Esporte, As pessoas Jurídicas podem deduzir até 1% do imposto de renda, no caso de empresas que são tributadas por lucro real.

A plataforma web de financiamento coletivo (crowdfuding ou vaquinha virtual) foi desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), com a parceria da o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comdi), a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Seturel) e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife.