Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 04.09.21 - 10h56

Prefeitura do Recife abre chamamento público para adoção de parcão

Os dois novos parques para cachorros serão mais uma opção de lazer para os animais e um novo espaço para visibilidade da marca de empresas.

Os companheiros de quatro patas vão ganhar mais dois parques públicos para curtir, brincar e gastar energia. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, convida empresas interessadas em adotar esses novos espaços por meio de uma publicação feita neste sábado (4), no Diário Oficial do Município. Serão dois novos espaços, um deles no Segundo Jardim de Boa Viagem, às margens da Orla recifense, e o outro na Praça Domingos Giovanetti, no bairro da Madalena. As empresas interessadas em fazer parte desse projeto que promove mais lazer e inclusão ganharão visibilidade com os espaços. 

Além de serem responsáveis pela elaboração do projeto, execução e manutenção dos parques, as empresas adotantes terão permissões garantidas para a colocação, nos parques adotados, de duas placas publicitárias de tamanho já definido pela Prefeitura do Recife no próprio edital, além de, à critério e interesse da Administração Pública, ser permitida a realização de ações de ativações promocionais da marca da empresa Adotante.

O edital com todas as informações pode ser acessado na aba dedicada à Secretaria de Turismo e Lazer (http://www2.recife.pe.gov.br/pagina/secretaria-de-turismo-e-lazer) dentro do site oficial da Prefeitura do Recife ou no Diário Oficial do Município. A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, reforça que o espaço, além de promover mais lazer na cidade, é também uma vitrine para marcas. "Parques dedicados aos cachorros são espaços que têm uma ótima visibilidade porque sempre estão com circulação de pessoas, em todos os horários. O tutor leva o seu animal de estimação para brincar e também aproveita para descansar naquele ambiente", destaca.

A partir da data da publicação, as empresas têm 22 dias corridos para manifestar interesse e enviar para a Prefeitura do Recife (pelos correios ou por email, conforme previsto no edital) toda a documentação necessária dentro desse prazo.

Tanto no Segundo Jardim de Boa Viagem quanto na Praça Domingos Giovanetti, o parcão terá  109m² e deverá funcionar diariamente, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 22h. Ambos os parques deverão ter ambiente misto (destinado à interação entre cães amistosos), área para tutores, com dois bancos e um playground com sete equipamentos/aparelhos de obstáculos.

Atualmente, a cidade conta com cinco parques públicos para cachorros na cidade. O Parcão do Parque Santana, Zona Norte da cidade, tem 550 metros quadrados de área coberta por grama, com vários obstáculos de agility recreativos, destinados a cachorros de diferentes portes e raças. Na Praça Souto Filho, popularmente conhecida como Praça dos Cachorros e próxima ao Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade, há um outro parcão. O espaço tem uma área de 5,5 mil metros quadrados.

Na Zona Sul do Recife, o Parque Dona Lindu também conta com um Parcão. Este tem cinco conjuntos de obstáculos, assentos, quebra de sol, palco, equipamentos de agility, bebedouros para cães, lixeiras para coleta dos dejetos dos cães e bobinas de sacos plásticos para recolhimento dos dejetos. São um total de 845,06m² de área construída. A Lagoa do Araçá também conta com um parque dedicado aos cães, com cerca de 400m². O equipamento conta com ambiente misto, para integração de cães que possuem comportamento amistoso; área para tutores, com bancos e vegetação natural; e agility, com obstáculos para que os cães possam se exercitar. O espaço conta também com água e lixeiras. Além destes espaços geridos pela gestão municipal, a população também conta com um parcão nas dependências do Parque Santos Dumont, equipamento gerido pelo Governo do Estado.