Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 07.05.15 - 17h20

Prefeitura do Recife leva Projeto Nas Ondas da Leitura ao Parque da Macaxeira

Cerca de 400 alunos da rede municipal terão tardes repletas de música, teatro e contação de histórias

Estudantes e seus familiares terão a oportunidade de assistir a apresentações musicais, teatrais e contação de histórias no Parque da Macaxeira, nestas sexta (08) e sábado (09). As atividades fazem parte do evento Cantando e Encantando no Parque, organizado pela Secretaria de Educação do Recife, através do projeto Nas Ondas da Leitura, junto com o Instituto Meta de Educação, pesquisa e Formação de Recursos Humanos (IMPEH), que é parceiro da Prefeitura do Recife na implementação do projeto.

Criado com a finalidade de estimular a leitura e a escrita dos alunos da rede municipal de ensino do Recife, o Nas Ondas da Leitura convidou para o encontro cerca de 400 estudantes de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesta sexta-feira, o Cantando e Encantando No Parque será voltado aos alunos de dez escolas municipais, que apresentarão os trabalhos que fizeram, baseados nos livros lidos dentro das atividades do projeto.

No sábado, o evento terá como foco as famílias dos alunos e demais moradores do bairro da Macaxeira. A programação inclui apresentações teatrais e musicais, além de contação de histórias.

PROJETO – O Projeto Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife, atinge os mais de 60 mil alunos atualmente matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal e tem o objetivo de estimulá-los a trilhar os caminhos da autoria.O projeto faz parte do Programa de Letramento do Recife (Proler) e é realizado em parceria com o IMPEH, que oferece suporte pedagógico de estímulo à leitura e à produção de textos.

Em fevereiro deste ano, alunos de 35 escolas lançaram três livros pensados e produzidos pelos próprios estudantes, a partir dos trabalhos do Ondas da Leitura. As obras “Um passado bem presente” e “A Escada até a Lua” foram escritas por alunos das Escolas Municipais Engenho do Meio e Presbítero José Bezerra, respectivamente. Já o livro “Histórias e Lendas do Recife” contém 60 pequenos contos escritos por estudantes de cerca de 30 unidades de ensino. A obra é uma coletânea de narrativas da tradição oral local passadas através de gerações.