NOTÍCIAS

Cultura | 10.08.12 - 16h43

Estudantes da rede municipal de ensino visitam Museu de Energia Nuclear

Atividade faz parte da programação da VII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Próxima segunda-feira (13), estudantes da rede municipal terão a oportunidade de conhecer o museu voltado para as utilizações da energia nuclear que funciona na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O passeio ao Museu de Ciências Nucleares faz parte das atividades da VII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife (SMCT), que este ano traz o tema O Recife e as energias sustentáveis. As visitas ocorrerão até o final de setembro, contemplando quatro escolas por semana, sempre nas segundas e quartas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. Os próximos estudantes a conhecer o espaço serão das escolas Octávio Meira Lins e Nadir Colaço.

Até o momento, estudantes de seis escolas municipais, dentre elas Pedro Augusto e Reitor João Alfredo, já conheceram a história do emprego dos recursos radioativos no mundo; os maiores acidentes nucleares já ocorridos e sua aplicação atual na medicina, fábrica de alimentos e produção de energia em área externa e interna.

O Museu de Ciências Nucleares é um espaço educativo – cultural e tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o uso e as aplicações pacíficas das radiações ionizantes relacionadas à geração de eletricidade, medicina nuclear, radioterapia, conservação de alimentos e gamagrafia. Com isso, o equipamento visa estimular, de forma interativa, a educação científica de crianças e jovens para pesquisas na área nuclear, servindo como ferramenta de educação ambiental.

SMCT - A Semana de Municipal de Ciência e Tecnologia acontece entre os dias 05 e 08 de novembro, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, e vai contar com exposições, oficinas, mostra de vídeos científicos e Olimpíada, de Jogos Digitais e Educação (OJE) para os alunos da rede municipal e particular de ensino.

Instituída em setembro de 2006 pela Lei Municipal 17.253, a SMCT tem o objetivo de divulgar, popularizar, mobilizar pessoas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, o espírito científico e a inovação.

Confira tabela de visitação em anexo.