Prefeitura do Recife ordena trânsito no entorno do Mercado da Madalena
Para melhorar o tráfego, serão criados três binários próximos ao mercado
A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (22), mais uma etapa do Plano de Ações para o Trânsito 2011/2012. Dessa vez, o trabalho beneficiará o entorno do Mercado da Madalena com algumas mudanças no tráfego, na área de estacionamento, além de implantação e manutenção de sinalização horizontal e vertical. A operação visa a melhorar a circulação de veículos e pedestres pela área, especialmente na Rua Real da Torre e nas vias localizadas por trás do centro comercial.
A principal intervenção será a criação de três binários no entorno do mercado, ou seja, transformação de ruas paralelas em mão única e com sentidos de fluxo opostos. Um desses percursos será entre as ruas Dr. João Coimbra e Dr. Berardo e outro nas ruas Ernani Braga e Dr. José Higino. Por fim, será formado um binário entre as ruas Castro Leão e Manuel Bezerra, que contornam o Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire e a Facipe.
Além dos binários, o entorno do Mercado da Madalena terá proibição permanente de estacionamento na pista principal da Rua Real da Torre, em frente ao equipamento. Também será proibido estacionamento, por trás do mercado, no lado direto da Real da Torre, no sentido Torre/Av.Caxangá, com exceção do trecho compreendido entre as ruas Dr. João Coimbra e Dr. Berardo. Neste último trecho, a proibição será somente nos horários: das 06h às 20h, nos dias úteis, e de 06h às 14h nos sábados. Já no lado direito da pista local no sentido Caxangá/Torre, a parada de veículos continua liberada.
Com as mudanças, o ponto de carga e descarga será deslocado para a pista local da Real da Torre, no trecho ao lado do Mercado da Madalena. Será criada ainda uma faixa de pedestres em frente ao equipamento municipal. “As intervenções somam-se ao trabalho de disciplinamento já realizado pela administração municipal na Rua José Osório no último mês de setembro. Com isso iremos facilitar ainda mais o fluxo naquela área importante da Zona Oeste”, afirma a presidenta da CTTU, Maria de Pompéia.
Confira o mapa explicativo, em anexo, e os detalhes das mudanças em cada via da área:
Rua Dr. João Coimbra – Essa via deixa de ser mão dupla e passa a ser sentido único na direção Real da Torre/Caxangá, no trecho compreendido entre as ruas Ernani Braga e Real da Torre. Haverá ainda proibição de estacionamento com horário no lado direito do novo fluxo. A proibição será de 06h às 20h nos dias úteis e de 06h às 14h nos sábados.
Rua Dr. Berardo – A via passa a ser mão única no sentido oposto da Rua Dr. João Coimbra, ou seja, Av. Caxangá/Real da Torre, no intervalo entre as ruas Ernani Braga e Real da Torre. Também será vetado o estacionamento de veículos com horário (de 6h às 20h nos dias úteis e de 6h às 14h nos sábados) no lado esquerdo do fluxo.
Rua Ernani Braga – A Ernani Braga será transformada em sentido único, na direção da Rua José Osório para a Rua Galvão Raposo. A via terá estacionamento proibido no lado esquerdo do novo tráfego de veículos com horário (de 6h às 20h nos dias úteis e de 6h às 14h nos sábados), no trecho entre as ruas José Osório e Menezes Drumond. Já no lado direito, a proibição de estacionamento será 24 horas, no trecho compreendido entre a Menezes Drumond e Galvão Raposo.
Rua Dr. José Higino – Essa via passa a ter o sentido oposto da Rua Ernani Braga, ou seja, o fluxo dos veículos será da Galvão Raposo para a José Osório. Já o estacionamento da Dr. José Higino será proibido no lado direito com horário restrito (de 6h às 20h nos dias úteis e de 6h às 14h nos sábados) em toda a sua extensão, com exceção do trecho entre as ruas Galvão Raposo e Menezes Drumond, onde está localizada a Praça Professor Calazans. Nessa quadra a proibição será permanente.
Rua Menezes Drumond – Também haverá um trabalho de tratamento de sinalização na Rua Menezes Drumond. Será proibido o estacionamento de 06h às 20h nos dias úteis e de 06h às 14h nos sábados, no lado direito, no sentido Real da Torre/Caxangá, no trecho entre as ruas Real da Torre e José Higino. Já no lado direto, entre a José Higino e a Ernani Braga, onde está situada a praça, a proibição será 24 horas. Essa via permanece mão dupla.
Rua Castro Leão – Essa rua passará a ser mão única no sentido Real da Torre/José Osório e terá proibição permanente de estacionamento no lado esquerdo do novo fluxo.
Rua Manuel Bezerra – A Manuel Bezerra terá sentido oposto à Rua Castro Leão, no trecho entre as ruas Reverendo Samuel Falcão e Real da Torre. Haverá ainda proibição de estacionamento no lado direto do novo fluxo.
Rua Reverendo Samuel Falcão – A via será transformada em mão única no trecho entre as ruas Castro Leão e Manuel Bezerra, no sentido da primeira para a segunda via. Nessa área haverá proibição de estacionamento no lado direito. Também será proibido estacionamento em ambos os lados da Samuel Falcão, no intervalo entre as vias Castro Leão e José Osório.
Rua Pessoa de Melo – Paralela à Real da Torre, a via continua sendo mão dupla, porém terá o estacionamento proibido em horários restritos (7h às 20h nos dias úteis e 7h às 13h nos sábados) em toda a sua extensão, no lado direito, no sentido da José Bonifácio até a José Osório. A exceção é para a quadra onde está localizada a Praça Eça de Queiroz, que terá proibição 24 horas nos dois lados da Pessoa de Melo.