NOTÍCIAS

Cultura | 22.03.12 - 15h39

João da Costa anuncia melhorias para as escolas da rede municipal

Serão direcionados R$ 44 milhões para o “Plano de Requalificação do Parque Escolar”, que beneficiará professores, alunos e funcionários das escolas do Recife

[caption id="attachment_15217" align="alignleft" width="334" caption="Gestor assinou ordens de serviço para as construções de três Centros Municipais de Educação Infantil. Foto: Fernando Silva"][/caption]

O prefeito do Recife, João da Costa, lançou, na manhã desta quinta-feira (22), a segunda etapa do “Plano de Requalificação do Parque Escolar”, que tem um investimento de cerca de R$ 44 milhões, direcionados para obras de manutenção e edificação. Na ocasião, o gestor municipal assinou, também, ordens de serviço para as construções de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Assim, 64 escolas da Rede Municipal de Ensino serão modernizadas. Destas, nove já têm o início das obras autorizadas. Os atos aconteceram no gabinete do prefeito, edifício-sede da PCR.

O Plano de Requalificação inclui escolas de todas as regiões político administrativas (RPAs) envolvendo não somente a parte física das unidades escolares, mas também os profissionais e estudantes, que passarão a desfrutar de um ambiente educacional mais saudável e de qualidade. Após saudar os presentes, João da Costa enalteceu o trabalho dos professores e gestores da rede municipal de ensino pela “participação no projeto de construção de política pública do Recife, com visão que consolida uma educação de qualidade”.

Segundo o prefeito, os investimentos no setor fazem-se necessários, especialmente aqueles voltados para as crianças com idade inferior aos três anos de idade. “Para isso a gente aposta na universalização do acesso à educação em tempo integral, desde os primeiros anos de vida, para que as crianças da nossa rede tenham ampliados todos os seus potenciais, para que elas se desenvolvam intelectualmente de forma adequada”, disse Costa.

Sobre o Plano do Parque Escolar, o gestor enfatizou que, a partir dele, O Recife terá 60% das unidades educacionais do Recife requalificadas. “Essas ordens de serviços continuam, ampliam e requalificam a rede. Nesse momento nós respondemos às necessidades do povo da Cidade”, afirmou.

Apesar das obras, a Secretária de Educação, Ivone Caetano, garante tomar medidas para não comprometer os 200 dias do calendário do Ano Letivo. Na ocasião, ela apresentou um relatório com números que demonstram os investimentos, bem como a documentação fotográfica das escolas que já passam por obras de requalificação. “Com esse investimento estamos modernizando nossas escolas, beneficiando nossos professores, alunos, funcionários, assim como as comunidades onde as unidades estão inseridas. Nosso projeto, no entanto, vai além da construção de paredes, ele visa a formação de meninos e meninas, futuros homens e mulheres com capacidade de se erguerem, de ultrapassarem barreiras, de olhar para o outro e sentirem-se seres ativos dentro da sociedade”, disse a secretária.

Os três novos CMEIS, Dois Irmãos/UFRPE, Coqueiral e Roda de Fogo, fazem parte do Programa Primeira Escola, criado em março de 2009 com o objetivo de melhorar a qualidade da Educação Infantil, ampliando o número de vagas oferecidas. As unidades vão se somar aos 9 que já estão sendo erguidos pela Prefeitura. A contrução dos centros vai garantir a ampliação do acesso ao ensino pré-escolar de crianças de 4 e 5 anos e o aumento de vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos. As três unidades juntas vão receber 480 crianças.

UFRPE - Para a construção do CMEI Coqueiral, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) cedeu o terreno onde será erguido o edifício. Presente ao evento, o reitor daquela instituição, Valmar Corrêa,  se disse honrado por fazer parte do Plano. “A parceria junto à Prefeitura tem por objetivo a formação de pessoas, por isso estamos exultantes em doar o terreno para a construção de um equipamento tão importante. Espero que esses alunos que irão freqüenta-lo possam ser futuros professores da nossa Universidade, que eles possam contribuir para com o crescimento do município, do estado e da nação”, afirmou.

Comprometimento - Ao citar o poeta João Cabral de Melo Neto, o qual, em uma de suas obras, afirmou que a vida, no Recife, era fertilizada nas lamas, o prefeito disse: “Hoje estamos construindo novas vidas, não dentro da lama, mas com educação, com esperança, com saúde, com uma nova vida. Essa esperança é a luz que a gente quer para o Recife. É por ela que trabalhamos todos os dias. Esse é o meu compromisso com o povo e com a Cidade do Recife”, finalizou.

Clique aqui e conheça as unidades escolares beneficiadas e parte do “Plano de Requalificação do Parque Escolar”