Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.09.22 - 20h38

Prefeitura do Recife promove busca ativa de crianças para receber a vacina contra poliomielite neste sábado (24)

img_alt

Agentes comunitários de saúde (ACS) percorrerão bairros dos oito Distritos Sanitários da cidade, de porta em porta, para identificar também aqueles que estejam com alguma dose do esquema básico de vacinação em atraso. (Foto: Ikamahã/SESAU)

 

Neste sábado (24), das 8h às 17h, a Prefeitura do Recife vai realizar uma busca ativa de crianças para atualização de cartão de vacina. Os agentes comunitários de saúde (ACS) percorrerão bairros dos oito Distritos Sanitários da cidade de porta em porta para identificar os meninos e meninas que estão dentro da faixa etária para receber o imunizante contra poliomielite e também estejam com alguma dose do esquema básico de vacinação em atraso. Aqueles que estiverem aptos a receber os imunizantes serão encaminhados para a unidade de saúde de referência mais próxima que estará funcionando ao longo do dia (confira a lista abaixo).

 

A iniciativa é uma forma de a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife ampliar a cobertura da vacina contra a poliomielite - que atualmente está em 34,18%, no entanto, o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Podem receber este imunizante as crianças de 1 a menores de cinco anos. Já a atualização do cartão de vacinação é voltada para adolescentes até 14 anos.

 

São disponibilizados mais de 15 imunizantes que já fazem parte do calendário de vacinação de rotina. Entre as vacinas disponíveis estão hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa. Cada uma delas é voltada para um público específico e os profissionais avaliam quem pode recebê-las de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde.

 

A Sesau reforça a importância de os pais estarem atentos e aceitarem a visita dos ACS. Dessa forma, será possível que os profissionais possam avaliar a necessidade de cada criança, de acordo com a idade e as doses já tomadas. É imprescindível apresentar um documento de identificação da criança ou adolescente e do responsável, além do cartão de vacinação, se tiver este último. Aqueles que moram em outros bairros também podem aproveitar a ação neste sábado  e levar as crianças ou adolescentes até uma das unidades de saúde que estiverem abertas, levando a documentação necessária.

 

Outras ações têm sido desenvolvidas pela Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura vacinal da pólio e outros imunizantes. Entre elas, estão o drive-thru itinerante em parceria com o Detran-PE, que tem levado as vacinas para diversas localidades da cidade sem que seja necessário a pessoa descer do carro. Outra iniciativa é a vacinação destes públicos shoppings Recife, em Boa Viagem, e RioMar, no Pina (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h), e Boa Vista (de segunda a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos das 10h às 19h).

 

Para além destas ações, a imunização de rotina acontece regularmente em mais de mais de 150 salas de vacina da capital pernambucana, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Confira a lista das unidades abertas para vacinar crianças e adolescentes neste sábado (24):

 

- USF São José do Coque - Av. Central, 10, Ilha Joana Bezerra

- USF Santa Terezinha - Rua Artenis, 9, Santo Amaro

- USF Coelhos 2 - Rua Dr. José Mariano, 699, Coelhos

- USF Santo Amaro 3 - Av. Norte Miguel Arraes De Alencar, 1271, Santo Amaro

- Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira: Rua Nicéias Arcoverde Gusmão, s/n, Mangabeira (Referência da Upinha Governador Eduardo Campos)

- Centro de Saúde Francisco Pignatari - Estrada do Arraial, S/N, Casa Amarela

- Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: Rua Frei Orlando, s/n, Iputinga (Referência da USF Engenho do Meio)

- USF San Martin - Rua Comendador Franco Ferreira, 876, San Martin

- Upinha Jardim São Paulo - Praça Jardim São Paulo, 605, Jardim São Paulo

- USF Jiquiá 1 e 2 - Rua Bezinha, 137, Jiquiá

- Centro de Saúde José Carneiro Leão - Rua Nogueira De Souza, 334, Pina

- Centro de Saúde Iná Rosa Borges - Rua Senador Milton Campos, S/N, Vasco Da Gama

- USF Três Carneiros - Rua Ibitiara, 154, Três Carneiros Alto/Cohab