Prefeito entrega títulos de posse para 173 famílias da Ilha do Joaneiro
O gestor municipal, numa ação conjunta com o Governo do Estado, esteve na noite desta terça (25) na comunidade de Ilha do Joaneiro, em Campo Grande, para entregar os documentos registrados em cartório para os moradores
A comunidade da Ilha do Joaneiro, localizada no bairro de Campo Grande, comemorou, na noite desta terça-feira (25), o recebimento de 173 títulos de posse, frutos de uma ação conjunta da Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado do governador Paulo Câmara, esteve na comunidade para realizar a entrega das Concessões de Uso Especial para fins de Moradia (CUEMs), que agora garantem o uso com benefícios sociais e legais de moradia para as famílias da localidade. A ação faz parte do plano de regularização fundiária da área Ponte do Maduro, formada pelas comunidades da Ilha do Joaneiro, Chié, Santa Terezinha e Santo Amaro, todas localizadas no entorno da Avenida Agamenon Magalhães.
"Este é um lugar que tem a sua história marcada pela luta do povo, pela resistência de décadas. Esta era uma demanda antiga da população que finalmente hoje se torna realidade. Eles estão recebendo a documentação oficial, fruto de uma parceria nossa com o Governo do Estado, onde mobilizamos várias secretarias da prefeitura, cartórios, justiça, e hoje conseguimos recompensar a luta dessas pessoas, dando garantia legítima e tranquilidade para suas vidas", declarou o prefeito Geraldo Julio.
A comunidade de Ilha de Joaneiro, por vários anos de luta, reivindicação e resistência, permaneceu no local e apenas hoje viu possível a garantia do benefício da moradia legalizada.
A população da Ilha do Joaneiro já espera por anos pelos títulos de posse. Com a ocupação na Ponte do Maduro iniciada na década de 1930, no entorno do bairro de Campo Grande, a região formou quatro comunidades: Ilha do Chié, Santa Terezinha, Ilha do Joaneiro e Santo Amaro. A comunidade de Ilha de Joaneiro, por vários anos de luta, reivindicação e resistência, permaneceu no local e apenas hoje viu possível a garantia do benefício da moradia legalizada.
Mariano Julio de Melo, aos 79 anos, falou da felicidade em receber o documento: "Estou muito, muito feliz. Espero por isso há 50 anos, que é quase metade da minha vida que moro aqui. Não achei que viveria pra ver isso, mas aconteceu!", comemorou o aposentado. A partir da entrega dos títulos de posse, por meio da Concessão de Uso Especial para fins de Moradia (CUEMs), os moradores da região terão a segurança jurídica e definitiva da moradia. O objetivo é que mais títulos de posse sejam entregues na região até o fim do ano.