Secretária
Ana Rita Suassuna, assistente Social
Compõe o secretariado da Prefeitura do Recife desde 2013, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Participa da Comissão Intergestores Tripartite - CIT representando o Colegiado Nacional dos Gestores da Assistência Social (CONGEMAS) e é atual presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS). Trabalha pelo fortalecimento e consolidação dos serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial, além de ser responsável pelo desenvolvimento das Políticas de Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas em âmbito municipal.
SOBRE A SECRETARIA
A Secretaria Executiva de Assistência Social é responsável por coordenar a política de assistência social, bem como planejar, dirigir e orientar a execução das atividades para a prestação de serviços socioassistenciais, observando as diretrizes e deliberações das instâncias superiores. É papel dessa executiva assessorar diretamente a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e o Prefeito da Cidade na definição de estratégias dessa política pública. Além disso, aprovar a proposta orçamentária da Secretaria e do Fundo Municipal de Assistência Social, a ser encaminhada para apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social. Também, promover um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade civil organizada, visando ao desenvolvimento de serviços, programas e projetos sob as bases do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Executiva de Assistência Social – Geruza Bernardete de Moura Felizardo
A Secretaria Executiva de Direitos Humanos tem por atribuição coordenar, articular, planejar, propor e executar a política municipal de Direitos Humanos e promoção da cidadania, visando a defesa, promoção e garantia dos direitos fundamentais individuais e coletivos, assim como assessorar a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude, Políticas Sobre Drogas nos assuntos de competência de sua pasta. Cabe à Secretaria Executiva de Direitos Humanos a responsabilidade por desenvolver as políticas públicas da criança e do adolescente, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, igualdade étnico-racial e da população LGBTI+, da Mediação de Conflitos, da Memória e Verdade, integrando-as com as demais secretarias da administração municipal e políticas públicas atuando no fortalecimento e articulação da rede de proteção visando a implementação de ações afirmativas e serviços que assegurem os direitos de grupos vulnerabilizados contra todo tipo de violência, além de consolidar os espaços de controle social das políticas de Direitos Humanos em articulação com a sociedade civil.
Executiva de Direitos Humanos -Elizabete de Sousa Godinho
ASecretaria Executiva de Juventude do Recife(SEJUV Recife) foi instituída em dezembro de 2016, mediante uma reforma administrativa, com o papel de articular os atores da sociedade civil e do poder público para planejar, elaborar, monitorar, avaliar e executar políticas de juventude em prol da garantia dos direitos juvenis. É referência nacional por desenvolver um trabalho consistente de qualificação das políticas públicas de juventude nos territórios da cidade, a partir do reconhecimento da diversidade das juventudes, dimensões que se intercruzam, como local de moradia, gênero, raça/cor, renda e escolaridade. Para isso, possui estruturas importantes que contribuem com a institucionalização do sistema municipal de juventude, destacando-se o Conselho de Juventude, o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude e o Plano Municipal de Juventude.
A Secretaria Executiva de Juventude possui quatro estratégias macro que norteiam a sua atuação:
Da articulação intersetorial: articular, monitorar e fomentar políticas públicas de âmbito estatal;
Da articulação social: articular, fomentar e acompanhar a atuação de setores no âmbito da sociedade civil;
Da gestão de conhecimento: fortalecer a estratégia, o monitoramento e a mobilização de recursos como, também, apoiar processos de criação de conhecimento e de sistematização acerca das PPJs;
Da comunicação: disseminar, de forma eficaz, informações sobre projetos, programas e ações da Prefeitura do Recife para garantir os direitos juvenis no Recife, conforme preconiza o estatuto da juventude.
Executiva de Juventude - Marcone Ribeiro do Nascimento Filho
A Secretaria Executiva de Política sobre Drogas compete planejar, propor, articular, executar e coordenar a Política Municipal sobre Drogas, além de firmar contratos, celebrar convênios, acordos, ajustes e demais instrumentos congêneres com entidades, instituições ou organismo do Município e na área de suas competências. Também, cabe assessorar a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos nos assuntos de competência de sua pasta e definir e estabelecer diretrizes e normas de organização interna referentes no âmbito das políticas sobre drogas. Além disso, executar as ações relativas à Política Nacional sobre Drogas e a Programas Municipais de Políticas sobre Drogas e organizar informações, acompanhar Fóruns e promover atividades de cooperação técnica, científica, tecnológica e financeira que tratem de Políticas sobre Drogas.
Outros Documentos Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional (UNIDSAN)Relatório Final - IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - Julho de 2023 Equipamentos UNIDSAN
ENDEREÇO:
6º andar – Prefeitura do Recife
Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife/PE, CEP: 50030-903
CONTATO:
Fone: (81) 3355-8742/8282
E-mail: secretaria.sdsdhjpd@recife.pe.gov.br
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 8:00 às 17:00
Organograma – atualizado em abril de 2024
Legislação – atualizado em abril de 2024
Equipamentos – atualizado em abril de 2024
Planilha de Identificação Organizacional – atualizado em abril de 2024
Links de serviços para acesso rápido (Conecta Recife)
Serviços Socioassistenciais
CRAS
CREAS
Centro POP
Solicitar atendimento para pessoa em situação de rua
Serviços de acolhimento institucional e familiar
Solicitar acolhimento familiar - Família Acolhedora
Acessar serviço de acolhimento para crianças e adolescentes de 18 anos incompletos
Acessar serviço de acolhimento para adolescentes de 12 a 18 anos incompletos em situação de rua
Acessar serviço de acolhimento institucional para pessoas idosas
Acessar serviço de acolhimento institucional para adultos e famílias
Acessar serviço de acolhimento no abrigo noturno Irmã Dulce
Serviços de Direitos Humanos
Realizar denúncia de LGBTFOBIA
Conselhos Tutelares
Solicitar atendimento para crianças e adolescentes
Serviços de Políticas sobre Drogas
Solicitar atendimento para políticas sobre drogas (SEPOD)