Secretaria de Segurança Cidadã

Secretário

 

Murilo Cavalcanti

Murilo Cavalcanti é administrador de empresas, especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, responsável pela concepção e modelo de gestão da Rede dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Recife, equipamentos voltados para a promoção da cidadania, educação, cultura de paz e não violência. Em 2019, os Compaz receberam o prêmio da Oxfam Brasil / Cidades Sustentáveis, como equipamentos que mais reduziram a desigualdade social no Brasil. No mesmo ano, a convite do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Nos últimos 15 anos, visitou 34 vezes as cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia, o que resultou no livro "As Lições de Bogotá e Medellín - Do Caos à Referência Mundial". É um incansável estudioso das transformações urbanísticas, de cidadania e reversão da violência urbana dos dois municípios colombianos.

 

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Segurança Cidadã do Recife foi criada para estabelecer políticas integradas de combate à criminalidade através da prevenção. O foco está na promoção da cultura de paz e não violência, pois acreditamos que violência não é um problema apenas da polícia. O carro-chefe são os Centros Comunitários da Paz (Compaz), que têm o objetivo de fortalecer a cidadania de moradores das áreas mais carentes da cidade, em especial, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são quatro na cidade: Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), Compaz Miguel Arraes (Caxangá) e Compaz Dom Hélder Câmara (Coque). A Rede de Bibliotecas pela Paz também é outra ferramenta da SESEC, que administra esses espaços públicos municipais com o conceito de biblioteca viva, convivência e transformação. É composta pelas Bibliotecas Populares de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes e de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite; além da Biblioteca Afrânio Godoy (Compaz Governador Eduardo Campos), Biblioteca Carlos Percol (Compaz Escritor Ariano Suassuna), Biblioteca Júlia Santiago (Compaz Miguel Arraes), a Biblioteca Clarice Lispector (Compaz Dom Hélder Câmara) e a Bebeteca Padre Edwaldo Gomes, que fica dentro do Geraldão. A Guarda Civil Municipal também integra o escopo de atuação da secretaria, que tem como foco o zelo pelo patrimônio municipal e a segurança cidadã.

 

Descritivo das secretarias executivas

 

Secretário Executivo de Prevenção e Cultura Cidadã - Paulo Roberto Xavier de Moraes

É a unidade responsável pelo gestão e programação dos Centros Comunitários da Paz e das unidades da Rede de Bibliotecas pela Paz. Coordenar a formulação, articulação e implementação das ações que integram a Política Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa criada pela Lei 18.850/21. É papel desta executiva assessorar diretamente o Secretário de Segurança Cidadã na na definição das diretrizes e ações que compõem as ações de prevenção à violência em âmbito municipal, em conjunto com as demais secretarias municipais e órgãos do sistema de justiça e segurança. Cabe a SEPCC representar a SESEC em fóruns, conselhos e comitês.

 

Secretário Executivo de Gestão e Segurança Urbana - Felipe Oliveira do Nascimento

Tem por atribuição o planejamento e o acompanhamento das atividades e o gerenciamento dos projetos estratégicos da gestão da Guarda Civil Municipal do Recife, coordenando, planejando e operacionalizando junto com o Comando da GCMR a atuação de todo efetivo nas diversas atividades e serviços desempenhados pelo órgão. Essa executiva também possui o papel de formular, planejar, disciplinar, coordenar e executar a escala dos eventos que são atendidos pela GCMR, tanto na escala ordinária, como na escala extraordinária. Além disso, atua facilitando o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas em parceria com a Gerência Administrativa Financeira para adoção das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos utilizados com sucesso na Guarda Civil Municipal, entre eles os cursos de atualização continuada para todo o efetivo da GCMR. Cabe à Secretaria Executiva de Gestão e Segurança Cidadã manter uma equipe dedicada ao tratamento e organização de dados estratégicos para a gestão de projetos, atuando na construção de indicadores que possibilitem análises preditivas ou reativas que resultem numa tomada de ação mais efetiva por parte da gestão municipal.

 

Endereço

1º andar – Prefeitura do Recife

Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife / PE

CEP 50030-903

Contato

Fone: (81) 3355.8342

E-mail: sesec@recife.pe.gov.br

Horário de funcionamento: 8h às 17h

 

Organograma - atualizado em agosto/22 

Lista de Identificação Organizacional