Serviços para o Cidadão

Mercado de Casa Amarela

img_alt

O Mercado de Casa Amarela foi inaugurado em novembro de 1930. (Foto: Sol Pulquério/PCR)

Um dos mais antigos e simbólicos da cidade, o Mercado de Casa Amarela foi inaugurado em novembro de 1930. As estruturas que sustentam a construção foram trazidas de bonde pela empresa Borrione, em 1928. Presume-se que o terreno onde o mercado foi erguido tenha sido doado pelo proprietário, senhor Allain Teixeira, naquele mesmo ano. A área originalmente construída é de 817 metros quadrados. Abriga 100 boxes.

 

Os bares e restaurantes populares, localizados na parte externa do mercado, são as principais atrações. Alguns deles não fecham, alegrando os boêmios. Servem comida regional no café da manhã, almoço e jantar, e são freqüentados por motoristas de táxis e comerciantes do próprio mercado, dos anexos e da feira vizinha.

 

Na parte interna, há pontos tradicionais de vendas de charque e queijo de coalho diretamente do sertão. Mas a oferta de produtos no mercado é diversificada: há carnes e frios, peixes e crustáceos, armarinhos, ervas, flores e artesanato em palha e barro.

 

O Anexo I foi construído em terreno público e inaugurado em abril de 1982. No local funcionava um sanitário público e parte da Feira de Casa Amarela. A área construída, de 640 metros quadrados, abriga 34 boxes, ocupados basicamente por bares.

 

Inicialmente, ali se instalaram os locatários desalojados do Mercado Público. Ocuparam compartimentos adaptados às paredes das fachadas principal e posterior. Com a construção do anexo, eles foram transferidos e os compartimentos demolidos, e o velho mercado resgatou sua arquitetura original.

 

Há, ainda, o Anexo II-Cobal, que abriga 14 boxes para venda de cereais e alimentos não perecíveis; e o Sempre Viva, na rua de mesmo nome, s/n, que vende confecções, calçados e acessórios. Hoje, o mercado possui 60 boxes internos, 50 externos e 11 barracas, com um total de 121 compartimentos.

 

Serviços:
Estrada do Arraial, 1930, Casa Amarela
Horário de Funcionamento:
Segunda à sábado: 6h às 18h
Domingo: 6h às 12h