Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.05.19 - 21h13

Bebê Prefeito recebe chave simbólica do Recife na Maternidade Bandeira Filho

img_alt

A criança fica com o título simbólico até o próximo domingo (26), quando termina a Semana do Bebê (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dia depois da abertura da 5ª Semana do Bebê do Recife, a primeira-dama da cidade, Cristina Mello, e o secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, entregaram simbolicamente a chave da cidade à primeira criança nascida após a abertura oficial da Semana do Bebê. Na tarde desta terça-feira (21), Maycon Yan recebeu o título de “Bebê Prefeito do Recife”, na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, onde o menino nasceu às 13h dessa segunda (20), com 3,4 Kg e 49 centímetros.

O objetivo do gesto simbólico é chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com as crianças do 0 aos 6 anos - período classificado como primeira infância, considerada a fase mais importante do desenvolvimento dos meninos e meninas que serão os futuros administradores da cidade em várias áreas. A chave foi entregue à mãe de Maycon, Flávia Alexandrino Santa Cruz, que mora no bairro da Mangueira, na zona oeste do Recife, e está se recuperando da cesárea. A dona de casa de 31 anos fez todo o pré-natal na Unidade de Saúde da Família Mangueira 1.

Acompanhada da mãe e dos outros dois filhos, Flávia recebeu das mãos da primeira-dama um Kit Bebê, com banheira, bolsa, roupinhas para a criança, toalha, lençol, fraldas e outros produtos para higiene do recém-nascido. “Estou feliz por receber isso tudo. Mesmo tendo outros dois filhos, dessa vez foi diferente. O leite só começou a sair nesta terça e ainda bem pouquinho, mas falaram que é normal”, comentou Flávia, logo após amamentar o filho. Quem também participou da entrega simbólica da chave foi o coordenador do Unicef para o Semiárido, Dennis Larsen.

PROGRAMAÇÃO - A 5ª Semana do Bebê promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) segue até o próximo domingo (26), com mais de mil atividades voltadas às crianças e aos pais espalhadas pela cidade, em unidades de saúde, escolas, creches, parques e outros espaços. A programação completa, disponível no site da PCR, inclui palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades recreativas, contação de histórias, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, resgate de antigas cantigas de ninar, orientações de saúde e diversos serviços destinados às crianças, familiares e profissionais ligados à primeira infância.

A Semana do Bebê tem como principal estratégia a mobilização social e o fortalecimento das ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. O foco das atividades está centrado na geração de afetos e na construção de vínculos familiares e comunitários como impulsionadores do desenvolvimento infantil e, consequentemente, do desenvolvimento de cidadãos que farão a diferença no futuro.

LEITE - O aleitamento materno é assunto prioritário da 5ª edição da Semana do Bebê, que traz o tema "Alimentar o presente é cuidar do futuro". Para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no último domingo (19), a Prefeitura do Recife promove, até próximo sábado (25), a Semana Municipal de Doação de Leite Humano, dentro da programação da Semana do Bebê do Recife.

A Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, está fazendo campanha para arrecadar potes de armazenamento do leite. As quatro maternidades municipais fazem coleta de leite humano, mas só a Maternidade Bandeira Filho tem banco de leite. Quem quiser doar leite humano à Bandeira Filho deve entrar em contato pelo número 3355-2235 para receber orientações.

Ao longo da semana, na Maternidade Bandeira Filho, as mães participam de oficinas e rodas de conversas, assistem a palestras e recebem orientações sobre como fazer ordenha manual, como armazenar o leite materno e como fazer estimulação precoce para as crianças.