Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.09.19 - 11h22

Programa Chegando Junto inicia oficinas do Gera Cidadania no Ibura e Cohab

 
Projeto já formou  51 profissionais para levar cidadania para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. Ao todo serão 48 oficinas em temas como dança, artes visuais, teatro e literatura em toda a cidade
 

As primeiras oficinas do Gera Cidadania, que passam a ser oferecidas pelo Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, serão iniciadas na próxima terça-feira (1°), com a participação de mais de 100 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social dos bairros do Ibura (Associação Mãos que Criam) e da Cohab (Associação dos Moradores Lagoa Encantada), na Zona Sul do Recife. Já são 51 oficineiros habilitados para dar aulas em turnos da manhã (8h30 as 10h30), tarde (14h30 as 16h30) e noite (19h as 21h), somando 120 horas aulas para cada uma das modalidades - dança, artes visuais, teatro, patrimônio cultural, artesanato, literatura, audiovisual, música, jogos entre outras - que serão realizadas nas seis Regiões Político Administrativas do Recife (RPAs). Os interessados em se increver podem procurar os Centros de Referência em Assitência Social - Cras mais próximo ou uma associação de seu bairro.

As oficinas a serem promovidas em espaços comunitários têm a proposta de combater situações de risco para crianças e adolescentes, proporcionando atividades nos contraturnos escolares dos estudantes. “Ao mesmo tempo, o Gera Cidadania tem a proposta de fomentar a geração de renda para os cidadãos em vulnerabilidade”, explica a secretária Executiva de Assistência Social, Geruza Felizardo, lembrando que os oficineiros participam de um processo de seleção (ver edital). Inicialmente, serão realizadas 48 oficinas espalhadas pela cidade.

O presidente da Associação Espaço Esperança Mãos que Criam, Ângelo Lima (o Anjinho), reforçou que é uma oportunidade para a comunidade, que passa a contar com atividades extras e gratuitas para crianças e jovens, além de oferecer alternativa de renda para muitas pessoas que estão desempregadas. “Hoje sou educador social porque me identifiquei com a dança em oficinas como essas”, ratificou Laerte Almeida, oficineiro de dança urbana, cadastrado no Gera Cidadania.

Vagas para oficineiros – Para quem ainda desejar se habilitar como oficineiro de uma das modalidades oferecidas, as inscrições estão abertas, sendo pago R$ 40,00 a hora/aula. Para maiores informações consultar o edital publicado no Diário Oficial do Município nº 71 do dia 15 de julho de 2019, CLICANDO AQUI