NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.12.15 - 21h06

Prefeitura terá reforço do Exército no enfrentamento ao Aedes aegypti

img_alt

Em reunião com o comandante Militar do Nordeste, nesta quarta (2), o prefeito garantiu o apoio das forças armadas para o combate ao mosquito que transmite a dengue, cikungunya e zika. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um dia depois da Prefeitura do Recife publicar o decreto 29.279, que declara "Situação de Emergência" no município por causa do aumento de ocorrências de microcefalia na cidade, o prefeito Geraldo Julio se reuniu com o comandante Militar do Nordeste, general Manoel Pafiadache, para solicitar ajuda do Exército Brasileiro no combate ao mosquito Aedes aegypti. No encontro, ocorrido no Comando Militar do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (2), o gestor municipal discutiu as ações de enfrentamento ao mosquito,  e obteve sinalização positiva quanto ao apoio da força armada, que somará esforços junto aos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) que já estão em campo pela prefeitura.

"Essa é a hora de somar forças. O Brasil todo está enfrentando esse mosquito e nós temos que enfrentar essa guerra, que é uma luta pela vida. Nesta reunião já pactuamos o início das ações imediatamente. Nossos agentes de endemia já estão nas ruas, no último sábado já tivemos um mutirão, e vamos agora poder contar com  os militares do Exército, que já fizeram um trabalho em parceria com a prefeitura no primeiro semestre, e essa parceria vai continuar, com os militares fazendo as visitas nas residências, orientando a população. Estamos somando esforços, e vamos juntos encarar esse desafio", declarou Geraldo Julio. O prefeito lembrou que em março deste ano a prefeitura firmou parceria com o Exército para a campanha de enfrentamento à dengue, e que em 30 dias de trabalho, conseguiu inspecionar 111.289 imóveis no Recife.

"Essa é a hora de somar forças. O Brasil todo está enfrentando esse mosquito e nós temos que enfrentar essa guerra, que é uma luta pela vida".

Com o apoio dos militares, a Prefeitura do Recife pretende reforçar as ações que já vêm sendo realizadas pela Prefeitura do Recife para atacar o causador da dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado a casos de microcefalia em todo o Estado de Pernambuco. De acordo com o comandante Militar do Nordeste, general Manoel Pafiadache, a atuação da força armada será imediata. "Nossa equipe já está em uma reunião de planejamento agora, para que possamos atuar de forma imediata e efetiva. Já temos 200 homens capacitados para entrar em campo e efetuar o trabalho, e podemos chegar a 1000 homens nessa ação. Estamos empenhados desde já a tomar as ruas do Recife", afirmou o comandante.

Os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Prefeitura do Recife estão realizando visitas diárias em todos os distritos sanitários do município, além dos mutirões que acontecem aos sábados. Para ajudar no controle da dengue, a gestão também está contando com aliados de vários segmentos da sociedade, como Sindicato da Indústria da Construção Civil, Serviço Social da Indústria (Sesi), Sindicato da Habitação (Secovi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Nesta quinta (3), o prefeito Geraldo Julio também se reúne com o arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, para solicitar o apoio da Igreja Católica nas ações contra o mosquito Aedes aegypti.