NOTÍCIAS

Cultura | 09.08.12 - 09h47

PCR abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realiza inscrições para os cursos de qualificação social e profissional do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ). Os interessados deverão dirigir-se aos postos de inscrições localizados em quatro Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, durante esta quinta (09) e sexta-feira (10), ou até o término das vagas ofertadas, das 9h às 15h, portando os principais documentos de identificação (RG, CPF, carteira de trabalho) e o comprovante de residência. O curso começa próximo dia 20, com turmas nos turnos da manhã e tarde.
 
Foram disponibilizadas 568 vagas para os cursos de assistente em logística comercial; telemarketing; operador de caixa; cozinha regional; pastelaria e confeitaria; garçom; monitor e recreador; camareira; recepcionista de hotel; auxiliar administrativo; informática básica com manutenção de micro computadores; costura e modelagem; depilação; manicure e pedicure; pintor; eletricista predial com NR/10; gesseiro; serviços gerais; soldador; e encanador. Veja, no anexo, outras informações sobre os cursos.
 
A carga horária média do curso é de 200 horas/aula, sendo 20% de conteúdos sociais que abrange noções de ética e cidadania, direitos humanos e trabalhistas, educação ambiental, conceitos das normas regulamentadoras de segurança, saúde e higiene no trabalho, noções de língua portuguesa e matemática, preparação de currículo e entrevista de emprego. Os demais 80% são referentes às aulas teóricas e práticas da função escolhida.
 
 
Podem participar do PlanTeQ recifenses com idade a partir de 16 anos, com escolaridade do nível fundamental incompleto ao médio completo, que atuem de forma autônoma, estejam em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego. O programa também vai atender a pessoas com deficiência.
A escolha dos cursos promovidos pelo PlanTeQ levam em consideração o desenvolvimento econômico e social da Cidade, implantação de novas empresas e oportunidades de trabalho. O PlanTeQ é o resultado de um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que será executado pela Cooperativa Via Social e pelo Centro Técnico de Assessoria e Planejamento Comunitário, entidades escolhidas por meio de seleção pública. O recurso destinado para a qualificação é no valor de R$ 557.500,00.
 
Serviço:
Inscrições para cursos do PlanTeQ
Quinta (09) e sexta-feira (10)
Horário 9h às 15h
Informações: 3355.2902 – 2918 – 2904
 
Locais:
Escola Estácio Coimbra – Rua Marquês do Pombal, s/n, Santo Amaro.
Centro Espírita Templo da Criança - Rua Maria Gonçalves, 136, Mangabeira  
Bombando Cidadania - Rua do Rio, s/n, Bomba do Hemetério
Associação Rede Unidos – Rua Camboriú, 419, Alto do Eucalipto
Associação de Moradores do Alto José Bonifácio - Rua Benevenuto Teles Neves, 179, Alto José Bonifácio
Sistema Público de Emprego – Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 5600, Cassa Amarela
Centro Público de Economia Popular e Solidária – Rua Campos Tabaiares, 150, Ilha do Retiro
CERPOMA - Rua Manuel Gonçalves da Luz, S/N, Mustardinha
Centro Público Bidu Krause – Av. 11 de Agosto, s/n, Totó
Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2169, Imbiribeira
Associação dos Moradores da UR-10 – Rua Alto Erval Novo, s/n, Ibura
Clube de Mães Ibura de Baixo - Rua Rio da Prata, 158, Ibura

Veja Tabela