NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.15 - 19h28

Caminhada do Forró abre o São João 2015 do Recife

img_alt

Mestre Camarão é o homenageado da caminhada, que sai da Rua da Moeda com destino à praça do Arsenal da Marinha. (Foto: Ivanildo Francisco/Arquivo/PCR)

Será aberta oficialmente nesta quinta-feira (11) a temporada do arrasta-pé no Recife. É que a partir das 17h30 começa a concentração para a 11ª Caminhada do Forró, na Rua da Moeda, bairro do Recife, com a promessa de arrastar uma multidão pelas ruas do bairro ao som do legítimo forró pé de serra. A iniciativa marca o início dos festejos juninos na capital pernambucana e tem como homenageado o Mestre Camarão, falecido no último mês de abril. A Caminhada do Forró integra o calendário oficial do ciclo promovido pela Prefeitura do Recife.

Na concentração, os forrozeiros de plantão farão seu aquecimento com a Forrovioca, sob o comando do cantor Ed Carlos. Ainda neste momento, o público vai poder curtir a apresentação da Quadrilha Raio de Sol e de Ronaldo Aboiador, além dos integrantes do Batalhão 15 dos Bacamarteiros de Bonito que também marca presença na festa. Por volta das 19h, a Caminhada sai em direção à Praça do Arsenal da Marinha puxada por cerca de 100 sanfoneiros de todo o estado, além da participação de quadrilhas matutas e aboiadores, percorrendo as principais ruas do bairro do Recife.

É nesse clima que o público se mistura aos zabumbeiros, sanfoneiros, cantores e compositores num verdadeiro arraial gigante, que vai culminar no palco montado no Arsenal com diversos shows. A partir das 20h, o público vai poder conferir as apresentações de Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Josildo Sá, Irah Caldeira, Nadia Maia, Terezinha do Acordeon, entre outros. O sanfoneiro, cantor e compositor Beto Hortis brindará o público tocando duas composições do mestre Camarão: “O Tema é Dominguinhos” e “Festejos”.
 
De acordo com a produtora do evento, Natália Reis, a Caminhada traz o espírito do São João do interior para o Recife, ao mesmo tempo em que preserva a cultura pernambucana. “É uma festa do interior na capital. Vibrante, de paz, um encontro entre os nossos forrozeiros e várias gerações de pernambucanos que participam todos os anos do evento”, diz. A 11ª Caminhada do Forró é uma realização da Acontecer Projetos e Eventos Culturais e tem o patrocínio da Prefeitura do Recife, FUNDARPE e PETROBRAS.
 
Mestre Camarão

Um dos mais importantes sanfoneiros pernambucanos, Reginaldo Alves Ferreira, o Mestre Camarão, faleceu em abril deste ano. Autodidata, Camarão era professor e formou mais de 150 sanfoneiros, como Cezzinha e Targino Gondim. Reconhecido por ventilar o ritmo regional por sopros de sax, trompete e trombone, Camarão teve grande importância na efervescência musical de Pernambuco. Em 1968, ele criou a primeira banda de forró do Brasil, a Banda do Camarão. Entre os discos lançados, podemos citar: Camarão, Forró pra Frente, Na Toca do Camarão – Camarão e seu Acordeon e A Bandinha do Camarão. O músico recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2003. O filho do artista, Salatiel de Camarão, comenta que a homenagem deixou toda a sua família feliz. “Meu pai participou de todas as edições da Caminhada. Um evento que valoriza a safona, o instrumento que foi uma extensão do corpo dele.”