Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 11.11.16 - 16h45

Empreendedorismo é tema de Semana Global coordenada pela Prefeitura do Recife

Serão realizadas oficinas, palestras e cursos voltados para a qualificação profissional e desenvolvimento de novos negócios

 

Quem quer empreender ou quem já tem seu próprio negócio pode aproveitar as atividades da Semana Global de Empreendedorismo, promovida pela Endeavor e coordenada pela Prefeitura do Recife, que tem início no dia 16, no Recife. A ação acontece no mundo inteiro e conta com palestras e oficinas que ajudam na qualificação profissional e no aprimoramento dos negócios. No município, a Semana é capitaneadapela  Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, e segue até o final do mês com oficinas e cursos em diversos locais da cidade. A programação completa pode ser conferida AQUI.

Na quarta (16), entre as diversas atividades, estão oficinas e palestras sobre vendas, compras, inovação, atendimento ao cliente. O público-alvo são os alunos concluintes dos cursos do Programa Qualifica Recife, coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional. As atividades ocorrem nos três períodos: manhã (8h às 11h30), à tarde ( 13h30 às 17h) e à noite (das 18h30 às 19h), nas escolas municipais profissionalizantes da cidade. O evento conta com a parceria do Sebrae. 

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Sebrae, serão realizadas, nos dias 16 e 17, oficinas e palestras sobre vendas e melhor atendimento ao cliente com os empreendedores afros do Recife, na Casa do Carnaval, no bairro de São José. A ação acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 16h, em consonância com as festividades da Semana da Consciência Negra, comemorada a partir do dia 20 de novembro. Após as capacitações, os empreendedores irão expor seus produtos, do dia 18 a 20, das 14h às 20h, no Shopping Paço Alfândega, no Recife Antigo. 

Na Faculdade Nova Roma, no dia 17, às 19h, o executivo da área de tecnologia, Ego Daxbacher, fará uma palestra, junto ao Porto Digital, sobre o cenário de desenvolvimento e oportunidades no Recife e em Pernambuco. Já no dia 18, a palestra é com a presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, junto ao Porto Digital.

Ainda no dia 18, tem início a Startup Weekend Recife, um evento de imersão que reúne empreendedores de diversos países que visa compartilhar ideias, formar novas equipes e desenvolver startups. Os ingressos estão disponíveis através do site do evento. A Startup segue até o dia 20 de novembro, na Jump Brasil, no bairro de Santo Amaro. 

Já no dia 19, o foco é o Emprendedorismo Criativo. Diversos profissionais ligados a ilustração farão um bate-papo sobre o mercado de trabalho e o impacto das redes sociais no cotidiano profissional. O Encontro Ilustrado será no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, das 8h às 13h. As inscrições podem ser feitas pelo site do Eventick

A Sala do Empreendedor nos Bairros estará do dia 23 ao dia 30, das 19h às 21h30, no Centro Dom João Costa, no bairro do Alto José do Pinho. No local, o microempreendedor poderá tirar dúvidas e receber orientações sobre linhas de financiamento, elaboração de cadastro de fornecedores, promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional e gerencial, licença ambientais, concessões de alvarás e outros temas relacionados a micro e pequena empresa. Além disto, serão oferecidas palestras e minicursos, em parceria com o Sebrae, sobre vendas.